Por:
Candelarienses na elite do futsal
Desde que o estadual de futsal foi dividido nas séries bronze, prata e ouro, em 1995, pela primeira vez dois candelarienses estão disputando o principal campeonato estadual de futsal do Rio Grande do Sul. O ala Cristiano da Rosa, o Taxinha, e Cleber dos Santos Pereira estão integrados ao elenco profissional da Assaf (Associação Santa-Cruzense de futsal). Ambos estão disputando com a equipe da capital do fumo a série ouro do futsal gaúcho.
Cléber já é conhecido naTerra do Botucaraí. O candelariense tem as suas origens na localidade de Pinheiro. Em 1996, ele se transferiu para Santa Cruz do Sul, onde reside até hoje. Desde 2001, o candelariense participa dos campeonatos municipais de futsal no município, sendo campeão em 2002, 2003,2005 e 2008. Em outubro de 2005, Cléber foi um dos oito membros que ajudaram a fundar a Assaf. “Iniciamos o projeto com a idéia de colocar a equipe em cinco anos na disputa da série ouro”, recorda. No primeiro ano, em 2006, o candelariense dividia as funções de jogador e secretário. Neste ano, a Assaf obteve o vice-campeonato da série bronze. Em 2007, a equipe passou a disputar a série prata, conquistando o terceiro lugar. Devido a ascensão meteórica da equipe, a diretoria resolveu antecipar a estréia na ouro em 2008. Na competição estadual, Cléber está como jogador da equipe profissional e treinador da equipe juvenil, que acabou sendo eliminada na segunda fase da competição.
CANDELÁRIA – Outro candelariense que está atuando na equipe profissional é Cristiano da Rosa, o Taxinha, como é mais conhecido no futsal local. Taxinha despontou nos últimos dois anos, porém acabou consagrado com o título municipal conquistado com o Unidos na última semana. Suas atuações na quadra do Ginásio Municipal Walter Filter lhe renderam um convite por Cléber Pereira, seu colega na equipe local e treinador da equipe juvenil da Assaf, a realizar um teste na equipe santa-cruzense. “Fiz o teste e acabei sendo selecionado para treinar com a equipe juvenil”, contou. Ao realizar boas partidas no estadual juvenil, Taxinha foi chamado pelo técnico da equipe profissional, Eduardo Valdes Basso, o Morruga, que devido a carência de jogadores, precisou incorporar atletas da categoria juvenil na equipe principal. Há três meses, o candelariense está morando em Santa Cruz do Sul e treinando em dois turnos com a equipe profissional. “Estou tendo a oportunidade de aprender as técnicas do futsal e disputar a elite do futsal gaúcho.É um sonho que se tornou realidade”, frisou. A estréia de Taxinha na equipe profissional foi no dia 19 de julho, na cidade de Horizontina contra a equipe da Horizontina Futsal, atual bi-campeã estadual. Os santa-cruzenses foram derrotados por 4x2.
DEDICAÇÃO - O técnico Morruga também ressalta o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo candelariense na equipe profissional. “O Cristiano chamou a atenção no juvenil pela qualidade que possui. Ele e os demais juvenis estão tendo uma dificuldade de adaptação. Demonstrando interesse em treinar, o Candelária tem qualidade e em seis meses poderá evoluir”, salientou. Até o momento, a equipe profissional da Assaf ocupa a 13º colocação no estadual com sete pontos ganhos. O próximo compromisso da equipe santa-cruzense acontece no próximo dia 23 de agosto, às 19h30, no Poliesportivo, contra o Horizontina pelo início do returno. “Nossa principal meta neste primeiro ano de série ouro é tentar a classificação entre os oito primeiros e estamos trabalhando forte para atingir o objetivo”, concluiu Morruga.