Por:
PP ajuza mais duas aes contra Lauro
Enquanto tramita na justiça uma representação com supostas três irregularidades de campanha da coligação “Compromisso com o Trabalho”, outras duas foram ajuizadas no dia 15 de agosto, também pelo PP. Destas, uma trata da pintura de duas pilastras em patrimônio público e a outra no fracionamento de um outdoor na RSC 287. As pilastras pintadas pela coligação são patrimônio do Estado, segundo alegado, e ficam no início da avenida Pereira Rego. O terreno em que se situam era de propriedade da Caixa Econômica Estadual – CEE – e foram encampados pelo Banrisul em razão da extinção da CEE. Os advogados Dionatan Seckler e Sabrina Cassol declararam a ilegalidade da propaganda, por suposta violação dos dispositivos da legislação eleitoral, e pedem a retirada imediata da pintura, a restauração do bem púlico e multa pecuniária de R$ 6 mil.
OUTDOOR – O outodoor, motivo da outra representação, era utilizado até pouco tempo pela loja Casarão Verde, de propriedade do candidado Lauro Mainardi, e fica no trevo de acesso à cidade, no quilômetro 146 da RSC 287. Segundo a denúncia, na terceira semana de julho foram colocadas no local três propagandas da coligação “Compromisso com o Trabalho”, em um outdoor que mede aproximadamente 10 metros quadrados. Como a lei eleitoral não permite este tipo de propaganda, os advogados também pediram a retirada. Fracionadas, as três propagandas não excedem o tamanho permitido em lei, que é de 4m², conforme a própria representação.
Ontem a coligação “Compromisso com o Trabalho” foi notificada sobre as denúncias, porém, tanto as pilastras da Pereira Rego como o outdoor já haviam sido pintados e restaurados à forma original. O prefeito e candidato à reeleição Lauro Mainardi lamentou a onda de representações inaugurada pela coligação adversária. Salientou que a melhor campanha é aquela que debate ações e propostas. “É isso que a grande maioria da comunidade quer ouvir”, salientou.
TESTEMUNHAS – A justiça eleitoral de Candelária recebeu no sábado a defesa da coligação “Compromisso com o Trabalho” em relação à primeira representação interposta pelo PP dia 9 de agosto, denunciando que o candidato Lauro Mainardi teria participado de programa na Rádio Princesa após o período permitido em lei. Na mesma representação, o PP afirma que Mainardi teria participado da inauguração do Monumento ao Colono, no dia 27 de julho, no bairro Rincão Comprido, e de que um veículo da prefeitura teria sido utilizado pela coligação “Compromisso com o Trabalho” na montagem de seu diretório, na rua Botucaraí. A coligação arrolou três testemunhas que deverão ser ouvidas pelo juiz Gérson Martins da Silva nos próximos dias.