Por:
Projeto de sade em vitrine nacional
Dos dias 4 a 8 de agosto a enfermeira Priscila Bernardes, do ESF III, do bairro Rincão Comprido, esteve em Brasília, do Distrito Federal, participando da III Mostra Nacional de Saúde da Família e IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família. Profissionais de saúde pública de todo o Brasil participaram do evento, promovido pelo Ministério da Saúde.
A representante de Candelária exibiu o projeto intitulado “Ações preventivas de saúde no pré-natal de risco versus a redução da mortalidade infantil e materna”, desenvolvido pela equipe do ESF III. O principal objetivo da ação é proporcionar uma boa qualidade das condições maternas em gestantes, evitar morbidades e mortalidades materna e infantil e, dessa forma, implementar ações que sejam eficazes para auxiliar o diagnostico e o tratamento da gestação de auto-risco.
Para Priscila, a experiência na capital federal foi muito positiva, principalmente pela troca de experiências com profissionais de diversas partes do Brasil. “Foi um evento muito proveitoso, imprescindível para meu aperfeiçoamento profissional. A vivência com as diferentes culturas de equipes multiprofissionais nos possibilita a troca de experiências, sendo possível tirar uma lição de cada idéia para trazer para nossa realidade”, pondera. Ela ainda faz um agradecimento especial aos colegas do posto que se envolveram com o trabalho e apoiaram a viagem e à secretaria municipal de Saúde, que incentivou a ida à Brasília. Priscila ainda sugere que os profissionais de saúde pública, além de realizar seu excelente trabalho, sejam cada vez mais incentivados a desenvolver pesquisas, uma vez que além de qualificar as práticas, mantêm o profissional atualizado e ligado à academia.
PROJETO - O projeto “Ações preventivas de saúde no pré-natal de risco versus a redução da mortalidade infantil e materna” foi desenvolvido pela equipe do ESF III, do bairro Rincão Comprido. De um grupo de 14 gestantes, foi retirado um caso mais delicado para acompanhamento intensivo durante a gravidez. Toda a vigilância e trabalho multiprofissional renderam bons resultados e foi possível acompanhar a mamãe durante toda a gestação. O bebê, embora tenha nascido prematuro, pesando apenas 1 Kg, veio ao mundo cheio de saúde e hoje com ano de vida já recuperou o peso e se mantém saudável.