Por:
Chuva, fogo e amor Ptria
Em uma segunda-feira de tempo feio em Candelária, o sol teimou em se manter recolhido entre as nuvens. Todavia, o dia foi iluminado e aquecido pelo Fogo Simbólico da Pátria, que chegou ao município ainda durante a manhã de ontem, 18, trazido de Santa Cruz do Sul pela coordenação regional da Corrida do Fogo Simbólico. A solenidade de recebimento da chama ocorreu nas dependências da cabana da Brigada Militar e contou com a presença de secretários municipais, policiais militares, da gerente local dos Correios, Rosane Haas, e dos coordenadores da trilha Nilson Lazzari, Milton dos Santos e Alzi Brito.
O acendimento da pira da Pátria em solo candelariense foi feito pela secretária municipal de Educação, Carine Carvalho, que recebeu a centelha das mãos de Alzi Brito, condutor da chama. O Fogo Simbólico da Pátria permanecerá sob a guarda da Brigada Militar até a abertura da Semana da Pátria, que acontece no próximo dia 1º de setembro. A data marca o início de solenidades diárias de hasteamento e arreiamento das bandeiras na Praça Alberto Blanchardt da Silveira. O ponto alto do patriotismo será na tarde de 7 de Setembro com o desfile cívico no centro da cidade, ação que promete reunir escolas, entidades, clubes de serviços e agremiações locais.
IMPORTANTE – A Corrida do Fogo Simbólico foi realizada pela primeira vez em 1938, sempre sendo promovida pela Liga da Defesa Nacional. Um dos atos de abertura da Semana da Pátria, este ano a corrida chega a sua 71ª edição e homenageia, em âmbito nacional, a “Amazônia, Ocupação, Defesa e Guarda”. No Rio Grande do Sul presta reconhecimento aos 200 anos de nascimento do General Manoel Luis Osório (Marques do Herval). Já em nível regional, homenageia o aniversário de fundação do Banco do Brasil.