Por:
Medianeira e Ybyty ampliam postos de coleta de materiais nocivos ao meio ambiente
De olho no meio ambiente, o Colégio Medianeira desenvolve em 2008 o Projeto Planeta Sustentável, instigando que cada um faça sua parte para uma melhor qualidade de vida. Neste sentido, disponibiliza desde maio um coletor de resíduos, ou seja, um lugar adequado para depositar alguns materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente, como pilhas, baterias, frascos de remédios, cartelas de comprimidos e lâmpadas fluorescentes.
Agora, em parceria com o grupo ambientalista Ybyty Caray, liderado por alunos do educandário, o Medianeira está ampliando esta ação. Para tanto, os envolvidos distribuíram caixas coletoras em lugares estratégicos no município: prefeitura, Emater, Casa de Cultura Marco Mallmann, Sicredi e estação rodoviária. A intenção é que as pessoas se conscientizem e ajudem a dar destino correto ao lixo. “A nossa qualidade de vida está muito relacionada com o meio ambiente. Acreditamos que se cada um fizer a sua parte, viveremos mais e melhor”, destaca a professora Krisna Pereira.
IMPORTANTE - Conforme folheto de conscientização disponibilizado pelo Colégio Medianeira, ao usar o coletor as pessoas ajudam a cuidar do meio ambiente. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes são considerados lixos químicos, pois contêm metais tóxicos. Para que esse material não contamine o solo e a água, eles são queimados em fornos especiais, em temperaturas altíssimas. Assim, são obtidos elementos que podem ser reutilizados como matéria-prima na indústria. Já medicamentos vencidos, cartelas de comprimidos, frascos, agulhas, seringas e ampolas, quando descartados incorretamente, podem causar infecções. Por isso, o Colégio Medianeira, através da empresa Ecolog Ambiental, encaminha esse material para a esterilização antes de descartá-lo na natureza.