Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Apesar da chuva, alegria marcou confraternizaes

O terceiro domingo de agosto consagra uma tradição em Candelária. Neste dia, moradores próximos reúnem-se para festejar uma afinidade conquistada pela convivência rotineira. A confraternização iniciada em 1989 repetiu-se novamente no domingo, 17, em pelo menos 10 locais diferentes. Se a chuva trouxe alguma dificuldade e até diminuiu um pouco a participação, por outro lado o mau tempo garantiu um calor humano maior às festividades. E também não faltou alegria e descontração, ingredientes indispensáveis para uma boa festa entre vizinhos e amigos.
Uma das mais tradicionais festas é realizada na rua Intendente Albino Lenz. A confraternização promovida pela Associação de Moradores do Bairro Germânia alcançou neste ano a nona edição consecutiva. E a festa deste ano tornou-se um exercício de persistência. A infra-estrutura com lonas armada na véspera foi derrubada na madrugada de domingo. Mal clareara o dia e já tinha iniciado um esforço para levantar novamente a estrutura. O presidente Werni Wilson Ziemann disse que o mau tempo diminuiu um pouco a festa, considerando que normalmente o evento atrai pessoas de outros bairros e até de cidades vizinhas. Mesmo assim, mostrou-se satisfeito com a movimentação registrada, não esquecendo de agradecer o apoio do comércio e dos órgãos de imprensa pela divulgação.
A festa alusiva ao Dia do Vizinho também foi registrada em pelo menos duas localidades do interior. Na Picada Escura, a movimentação ocorreu no pavilhão da igreja. E, na Picada Roos, a vizinhança confraternizou no estabelecimento comercial de Clério Roos. Outras festas aconteceram nas ruas Garibaldi, Castro Alves, Roberto Kochenborger, Flori Porto, 24 de Maio, 25 de Agosto, e no Rincão dos Barreiros (na residência de Lauro Gewehr). Todas essas confraternizações foram visitadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, acompanhado pela rainha do município, Fernanda Meneghetti.