Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mais esperana para a VRS 410

A situação precária da VRS 410, que liga Candelária à localidade de Bexiga, foi o tema central da audiência ocorrida na manhã da última quarta-feira, 20, com o diretor-geral do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Vicente Paulo Mattos de Britto Pereira. Uma comitiva composta pelo prefeito Lauro Mainardi, pelo deputado estadual Kalil Sehbe (PDT), pelo gerente da Cotriel Edson, pelo presidente da Abecam Régis Freire e pela assessoria do deputado estadual Edson Brum (PMDB), explanou sobre os problemas da rodovia.
Segundo argumentaram, tanto a parte pavimentada com também o trecho de chão estão em péssima situação. Os buracos dificultam a trafegabilidade e, por conseqüência, o escoamento da produção agrícola da região do campo. Neste sentido, os reivindicadores pediram a recuperação imediata do asfalto existente e também a pavimentação ou manutenção do trecho não asfaltado.
Conforme o diretor-geral do Daer, o Estado passa por momentos econômicos delicados e até o momento não há recursos previstos para serem aplicados na VRS 410. No entanto, ele se mostrou sensibilizado com a reivindicação e se comprometeu de pessoalmente auxiliar na busca por verbas. Já em relação ao trecho de estrada de chão, enfatizou que no momento não há como serem retomadas as obras de asfaltamento. Todavia, prometeu recorrer ao 10º Distrito Operacional do Daer de Cachoeira do Sul, responsável pelo trecho, para que providencie o imediato cascalhamento da estrada.
OPORTUNISMO – Também durante o encontro o prefeito Lauro Mainardi aproveitou para falar da RS 400, que liga Candelária a Sobradinho e que já é alvo de reclamações há bastante tempo. A resposta obtida deve agradar e dar mais esperança a quem trafega pela rodovia. A promessa é de que em breve sejam iniciadas as obras de recuperação definitiva da via, não somente uma operação tapa-buracos, mas também uma nova cobertura asfáltica para a pista. Com recursos já liberados para este propósito, os trabalhos devem começar no prazo de até 40 dias.