Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Municpio se habilita para produzir biocombustvel

O biocombustível, considerado o combustível do futuro, é o assunto do momento e alvo de muitas pesquisas, como a que está sendo feita pela Finep e Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, da Universidade Federal de Pelotas. Eles estão desenvolvendo um projeto para a produção e comercialização de biocombustível, cujo principal objetivo é apontar a viabilidade econômica (ou não) da produção pela agricultura familiar.
Para tanto, com o apoio da Fetag RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), serão desenvolvidas ações em todo o Estado. Os primeiros esforços estão centralizados na região centro, englobando 11 municípios (Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Candelária, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Sinimbu, Venâncio Aires, Vera Cruz). A idéia é formar grupos de cerca de 10 produtores, organizados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e entidades parceiras. Segundo o técnico agrícola do STR Dione Lazzari, no último dia 28 ocorreu uma reunião em Porto Alegre onde foi apresentado o cronograma de atividades do projeto. Agora, o próximo passo será uma reunião na quinta-feira, 11, com as lideranças do município para apresentação do projeto e uma visita exploratória no interior.
IMPORTANTE - Os produtores selecionados não terão nenhum tipo de custo com o projeto. Eles receberão as sementes de soja, girassol ou amendoim, insumos e assistência técnica e ainda terão a chance de participar de capacitações sobre cooperativismo, gestão rural e biodiesel. Cada município participante receberá uma máquina para esmagar as sementes e extrair o óleo, que será refinado em um posto de produção que será instalado na região. “Os produtores ficarão com toda a produção obtida e podem optar pela sua comercialização ou pelo uso na propriedade”, reforça Lazzari, destacando que o projeto será posto em prática na safra 2009/2010.

O cronograma
Dia 11 de setembro: reunião com lideranças do município;
De 1º a 15 de outubro: reuniões municipais de sensibilização com lideranças e agricultores interessados em participar do projeto;
Dia 30 de outubro: identificação dos agricultores que participarão do projeto em cada município;
Novembro e dezembro: cadastramento dos agricultores, identificação das áreas e lavoura e micro-usinas, encaminhamento das licenças, amostragem de solos, planejamento das capacitações;
Janeiro e fevereiro 2009: execução das capacitações previstas no projeto.