Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Escola Tefilo vai formar duas turmas do Proerd

38 alunos da 4ª série da Escola Municipal Teófilo Teodoro Streck estão participando do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar no Rio Grande do Sul. As primeiras aulas já foram desenvolvidas pelo instrutor do programa, soldado Éder da Silva, da BM cabraisense. Os alunos são das turmas 41 (manhã) e 42 (tarde).
O programa visa combater a violência e o consumo de drogas. Segundo Éder, as aulas acontecem uma vez por semana e o plano é oferecer o Proerd também a alunos da 6ª série da Teófilo ainda este ano. Segundo o instrutor, os alunos estão empolgados e interessados no projeto.
Na primeira aula cada um recebe uma cartilha com 17 lições. A cada aula uma lição é abordada. O Proerd é uma ferramenta para auxiliar os estudantes a reconhecer e resistir às pressões diretas ou indiretas que as influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, ou mesmo se engajarem em atividades violentas.

O que é Proerd?
O Proerd é baseado no programa americano chamado Dare (Drug Abuse Resistance Education). Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países e cerca de 35 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais do Proerd. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as escolas, pais e Brigada Militar. O público-alvo são os estudantes da quarta série do ensino fundamental, na faixa etária dos nove aos 12 anos - idade em que as crianças estão suscetíveis às pressões para experimentarem drogas ou agirem de modo violento.