Por:
Nos bastidores do futebol
Duas regiões importantes para o desenvolvimento sócio-economico de Candelária. Tradicionais no cultivo da agricultura e da pecuária, as localidades de Pinheiro e Vila Botucaraí também se destacam no cenário esportivo local, revelando anualmente grandes jogadores para o futebol candelariense. Conheça a seguir as equipes do Pinheiro e do Botucaraí, mais duas tradicionais agremiações que irão participar do Campeonato Municipal de Futebol 2008.
PINHEIRO – Fundado em 1950, a Sociedade Esportiva Pinheiro, localizada na localidade de mesmo nome, já obteve um vice-municipal em 1983 e o título do segundinho em 1999. Segundo o presidente da agremiação, Selomar Freitas, a equipe de 2008 terá a sua base com jogadores da região do Pinheiro e alguns atletas da cidade. O presidente alvi-verde frisou ainda que a equipe terá o acréscimo do lateral Dudu, o volante Rafael e o atacante Diego Freitas, ambos vice-campeões em 2007 com o Ouro Preto. Sobre os jogadores de fora, Freitas frisou que a equipe se reforçou com um zagueiro e dois meias de Cachoeira do Sul e um atacante de Santa Maria. Já a equipe de aspirantes possui a sua base com jogadores da localidade e região, com o objetivo de repetir o feito de nove anos atrás, quando a agremiação sagrou-se campeã no segundinho. “Esse campeonato começa no período certo e tem tudo para ser um dos melhores dos últimos anos. Com a base de jogadores da casa, o nosso objetivo é chegar entre os quatro melhores nas duas categorias”, concluiu o presidente.
BOTUCARAÍ – Fundado em meados de 1957, o Esporte Clube Botucaraí entra na competição com o objetivo de voltar a figurar entre os grandes do futebol candelariense. O alvi-rubro possui dois títulos municipais (conquistados em 1975 e 1988) e três vices (76,87 e 89). Segundo o presidente Rogério Lang, o Botucaraí mantém a base de jogadores da região que surgiu no campeonato de 2006, onde a agremiação obteve a terceira colocação. A equipe principal terá o acréscimo do goleiro Beto Costa, do zagueiro Rafael Vezentini e do volante Roni, todos ex-jogadores do Atlético em 2007, e também dos atacantes Coelho e Jorge, que no ano passado defenderam o Pinheiro. Sobre os jogadores de fora, a equipe já conta com o volante Hermes, de Cerro Branco, e o zagueiro Cecé, de Novo Cabrais. Também existe a possibilidade da equipe contar com o meia Redondo, de Santa Cruz do Sul, e de um centroavante de Nova Palma. O treinador dos titulares será Walmor Weirich, que volta ao comando da equipe após 10 anos. Já o quadro B terá a sua base de jogadores da Vila Botucaraí e região. “O campeonato deste ano será muito equilibrado. O nosso objetivo é chegar entre os quatro melhores da competição e colocar novamente o Botucaraí entre os grandes do futebol candelariense ”, finalizou.