Por:
Pesquisa indica vantagem de Lauro
A cobertura das eleições municipais da Folha apresenta hoje o resultado da primeira pesquisa oficial realizada em Candelária desde o início da campanha. O levantamento indica uma vantagem de 15,7% do prefeito e candidato a reeleição Lauro Mainardi, que tem como companheiro de chapa Rui Beise. Essa diferença em relação ao ex-prefeito Elcy Simões de Oliveira - cujo companheiro de chapa é André Rohde - foi identificada na pesquisa estimulada, na qual os entrevistados receberam um disco com os nomes dos candidatos. A dobradinha Lauro/Rui somou 52,2% nesta amostragem, contra 36,5% contabilizados em favor da chapa Elcy/André. A pesquisa ainda registrou um índice 9,3% de indecisos e 2% sem resposta, em que se incluem brancos e nulos.
A pesquisa contratada pela Folha e realizada pela Index Instituto de Pesquisa, de Porto Alegre, ouviu 600 eleitores nos dias 1º e 2 de setembro. Essas entrevistas foram realizadas na cidade (centro e bairros) e no interior em números representativos do universo pesquisado. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Para efeitos de tabulação, foram consideradas as seguintes variáveis: sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A pesquisa foi registrada no cartório da 13ª Zona Eleitoral, sob o número 01331/013/08, no dia 2 de setembro de 2008.
ESPONTÂNEA - A pesquisa espontânea apresenta números um pouco diferentes, embora a diferença entre as duas candidaturas seja semelhante: 15,1% contra os 15,7% identificados na induzida. Os resultados do levantamento espontâneo foram obtidos através da seguinte pergunta: “Se as eleições fossem hoje, em quem o sr.(a) votaria para prefeito municipal?” Nesta amostragem, Lauro Mainardi alcançou um índice de 48,8% e Elcy Simões de Oliveira 33,7%. Um total de 17,5% não respondeu.
Impressões do resultado e rejeição
O levantamento realizado pela Index também mediu os índices de rejeição dos candidatos a prefeito e vice. “E destes nomes (disco), em quem o sr.(a) não votaria para prefeito municipal?” As respostas a este questionamento produziram um resultado no qual Elcy Simões de Oliveira e André Rohde contabilizaram um índice de 31,2% contra 22,5% somados por Lauro Mainardi e Rui Beise. Um total de 46,3% dos entrevistados preferiu não responder a esta pergunta.
Por fim, além das intenções de voto, a pesquisa também colheu impressões acerca do resultado da eleição para prefeito. Nesta questão, os entrevistados responderam quem achavam que seria o próximo prefeito, independentemente do seu voto. Neste levantamento, Lauro Mainardi totalizou 57,2% das respostas e Elcy Simões de Oliveira 23%. Responderam não saber 19,7% dos entrevistados e 0,2% do total foram contabilizados sem resposta.
Ficha
Realização - Index Instituto de Pesquisa
Período de campo - 1º e 2 de setembro
Eleitores pesquisados - 600
Solicitante - Empresa Jornalística Botucaraí Ltda.
Margem de erro - 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Registro - 01331/013/08, no Cartório da 13ª Zona Eleitoral