Por:
Temporal deixa 100 residncias sem luz
A Defesa Civil Estadual fez um balanço ontem do temporal com chuva forte, granizo e ventos fortes que deixou destruição no Estado desde a quarta-feira. Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais passaram praticamente incólumes da ventania. Nenhuma ocorrência em relação foi registrada também pelos Bombeiros Voluntários em Candelária.
No município de São Sebastião do Caí, a precipitação de granizo que ocorreu ontem no final da tarde deixou 150 casas destelhadas e muitas árvores caídas. Os ventos chegaram a cerca de 100 quilômetros por hora. Os principais danos até o momento foram casas destelhadas e carros amassados. Em Tabaí, no Vale do Taquari, rajadas de ventos arrastaram três veículos por quinze metros de distância e dois caminhões tombaram para fora da pista. Os veículos tiveram amassamentos e vidros danificados.
Cerca de 24 casas ficaram destelhadas em Picada do Café devido ao temporal. Em Triunfo chuvas e ventos muito fortes causaram danos em residências, e houve queda da cobertura de cima de um posto de gasolina. Ontem, 11, uma forte chuva por volta das cinco da manhã atingiu o município de São Sepé, com destruição do telhado de aproximadamente 100 casas. Em Nova Petrópolis chuva, granizo e ventos fortes afetaram o município desde o final da tarde de quarta-feira. Uma mulher foi atingida pela queda de uma árvore e foi conduzida ao hospital em estado grave. Ao todo, foram afetadas 240 residências.
ENERGIA – A AES Sul informou ontem que 50.050 clientes nas regiões Central, Fronteira Oeste, dos Vales e Metropolitana ficaram sem energia elétrica devido aos estragos provocados na rede pelo temporal. A AES Sul trabalhava com 165 equipes visando normalizar o fornecimento, mas não forneceu uma previsão de quando tudo estará resolvido. Os clientes com interrupção no fornecimento de energia elétrica nas regiões central e dos vales passam de 27 mil. Os municípios da região com maior volume de clientes que ficaram sem energia elétrica foram Sobradinho (4.668), Venâncio Aires (4.393), Santa Cruz do Sul (2.625) e Arroio do Tigre (1.859).
Em Candelária, 100 clientes da AES Sul ficaram sem energia elétrica ontem, em Cerro Branco foram apenas cinco e em Novo Cabrais não houve falhas na interrupção do serviço.