Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A chama crioula est acesa

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, quando o povo se reúne, independente de qualquer ideologia, para celebrar o orgulho de ser gaúcho. Em Candelária, a Semana Farroupilha 2008 iniciou oficialmente no último sábado, 13, no CTG Sentinela dos Pampas, solenidade prestigiada por autoridades, representantes da entidade tradicionalista e comunidade em geral.
Após ser carregada por cavalarianos pelo centro da cidade, a centelha crioula – buscada no município de Rio Pardo junto ao Monumento da Batalha do Barro Vermelho, onde em 1838 foi travado um dos mais sangrentos combates da Revolução Farroupilha – uniu-se ao fogo simbólico da pátria e juntos iluminaram a Chama Crioula. Acendida oficialmente em um ato conjunto do patrão do CTG, Clécio do Nascimento, do secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, e do coordenador da cavalgada, Leandro Figueiró, a chama arderá durante toda a Semana Farroupilha, iluminando os festejos tradicionalistas no município e sendo um marco da preservação dos ideais farroupilhas.
Durante o evento, os presentes acompanharam alguns pronunciamentos, que enalteceram pontos fundamentais das comemorações gauchescas. O patrão Clécio do Nascimento falou sobre a temática escolhida pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para a Semana Farroupilha 2008 “Nossos símbolos: nosso orgulho”, destacando que se as pessoas observassem melhor as letras dos hinos, seria possível construir um país melhor. Já o presidente da Associação Cultural Érico Veríssimo, Roque Rathke, valorizou a união que os CTGs proporcionam, unindo pessoas sem distinção de cor, raça ou ideologia política. Por fim, o secretário Orlando Kochenborger lembrou que o Rio Grande do Sul é o único Estado em que sua bandeira está, inclusive, nos estádios de futebol. “Não somos apenas um Estado, mas também uma Pátria”, concluiu.

IMPORTANTE
A Semana Farroupilha 2008 tem como tema “Nossos símbolos: nosso orgulho” e busca valorizar os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul. A temática é seguida em todo o estado, visando tornar a bandeira, o Hino e as armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-quero, a flor brinco-de-princesa, o cavalo crioulo, a planta medicinal macela, a bebida chimarrão e o prato típico churrasco mais conhecidos dos gaúchos. Além destes, símbolos oficiais, definidos em lei, a sociedade gaúcha possui outros símbolos importantes, como a Chama Crioula (desde 1947) e o galpão de estância.