Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Comemorao em dose dupla

O domingo foi marcado pelo saudosismo e pela confraternização no ginásio do Olarias, na Linha do Rio, quando foram comemorados os 40 anos de criação do Escritório da Emater/RS – Ascar em Candelária e também do Grupo Família Correta, da Linha do Rio. A festa iniciou ainda pela manhã com um jogo de futebol dos Veteranos do Olarias, seguido de solenidade comemorativa e homenagem aos extensionistas que já atuaram no escritório municipal da Emater/RS – Ascar e às sócias fundadoras do Grupo Família Correta.
Após a apresentação do histórico das entidades homenageadas, os presentes puderam acompanhar em um telão as imagens da atuação da Emater e do grupo Família Correta ao longo das quatro décadas. Em seguida, pessoas que ajudaram a construir a trajetória das entidades foram agraciadas com troféus comemorativos, entregues pelo gerente regional da Emater, Jorge André Dorneles Zacarias. Acompanhe relação de nomes ao lado. A festa de confraternização incluiu ainda almoço, apresentações artísticas e culturais e a tradicional dança da polonaise. As apresentações do Coral Municipal, da invernada juvenil do CTG Sentinela dos Pampas e da Banda Marcial da Escola São Paulo foram bastante elogiadas e arrancaram muitos aplausos dos presentes (veja fotos no site da Folha).
PRONUNCIAMENTOS - Tendo atuado em Candelária como extensionista de bem estar social em meados da década de 70, Cecília Pickler falou em nome dos homenageados da Emater. Ela destacou a importância do trabalho da Emater no desenvolvimento de Candelária, cumprimentando os organizadores e o município pela iniciativa. A senhora Emi Schmachtenberg se manifestou em nome dos homenageados do Grupo Família Correta, declarando-se muito feliz em ter acompanhado o início das atividades e continuar participando até hoje. O chefe do escritório local da Emater, Eduardo de Souza, disse que a extensão rural é um desafio constante, mas que é ao mesmo tempo uma tarefa estimulante. Por fim, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, se pronunciou em nome do Executivo, salientando que a Emater é uma entidade que sempre foi prestigiada e valorizada pelas administrações públicas municipais, desejando que recupere também os dias de glória em âmbito estadual. Parabenizou também o Grupo Família Correta, ressaltando a importância da convivência para conquistar novos horizontes.

Homenageados
Emater/RS – Ascar: Eng. agric. Cláudio de Souza (Já falecido. Quem recebeu o prêmio foi sua esposa, Olga Maria Souza); Eng. agric. Sveden Konquerslew; Extensionista Carmem Lúcia Ferreira; Extensionista Teresinha Nicolay; Auxiliar administrativa Susana Klafke; Auxiliar administrativa Adiles Krug; Extensionista Cecília Pickler; Técnico agrícola Valmor Jensen; Extensionista Zenilda Machado; Eng. agric. Rogério Fillipon; Extensionista Mirna Werner; Auxiliar de serviços gerais Hedi Kellermann; Técnico agrícola Gueberte E. da Silva; Eng. agric. Eduardo de Souza; Técnico agrícola Luis Bernardi; Extensionista Lorena Elesbão; Técnico agrícola Sanderlei Pereira; Extensionista Elaine Skolaude; Técnico agrícola Itacir Olivo Gelain; Classificador Solon Silva de Souza; Auxiliar administrativa Jovita Pereira. Receberam também a homenagem ex-colaboradores da Emater-RS/ Ascar que não puderam comparecer ao evento.
Grupo Família Correta: Emi Schmachtenberg; Marfa Schuck; Ercela Radtke; Elga Hitz, Adelina Kellermann, Lilita Schünke. São as fundadoras que continuam até hoje no grupo.

Histórico
Em Candelária, a história da Emater/RS - Ascar iniciou em 21 de agosto de 1968, com a abertura do escritório da Ascar. Uma década depois, em sete de julho de 1978, incorporou-se à instituição a Emater (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural). Desde então, foram incansáveis anos de ações de assistência técnica e social, de extensão rural, classificação e certificação, cooperando no desenvolvimento rural sustentável.
O Grupo Família Correta da Linha do Rio tem sua fundação em 1968, quando mantinha atividades educativas nas residências das sócias. Mais tarde, foi construído um salão comunitário, onde as reuniões passaram a ser realizadas. Com o passar do tempo, a comunidade se organizou e construiu o ginásio do Olarias, onde atualmente é sua sede. Suas principais atividades são: cursos, excursões, festas e demonstrações, sendo todas voltadas para a melhoria da qualidade de vida. Hoje, o Grupo Família Correta conta com 67 integrantes.