Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Na reta final, a avaliao das coordenaes de campanha

Iniciada de forma oficial no dia 6 de julho, a campanha eleitoral para as eleições municipais de 2008 se encaminha para a reta final. A 12 dias do pleito e a nove do fim da propaganda no rádio, as coligações completam o roteiro de comícios e intensificam o corpo a corpo com o eleitor, com vistas ao resultado que será conhecido logo após as 17h do dia 5 de outubro. Serão as urnas que irão dizer quem o eleitor quer na prefeitura e na Câmara de Vereadores.
Ontem, a Folha entrevistou os coordenadores de campanha das cuas coligações inscritas para o pleito na chapa majoritária em Candelária, Mauro Flores, da coligação “Respeito, Humildade e Trabalho”, que vai de Elcy Simões de Oliveira e André Rohde, e Edemar Mainardi, da coligação “Compromisso com o Trabalho”, que defende a reeleição do prefeito Lauro Mainardi que leva como vice Rui Leopoldo Beise.
Mauro Flores destacou que a coligação contabilizou até agora 41 dos 58 comícios planejados. Segundo ele, as reuniões políticas têm registrado ótima afluência de público para ouvir as propostas dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. “Visitamos praticamente todas as regiões e ainda faremos mais 16 comícios até o encerramento da campanha”, explicou Mauro. Segundo ele, o discurso é voltado aos moradores da localidade e não são levadas comitivas apenas para fazer número nos comícios. A coligação, que realiza todas as segundas-feiras reunião para avaliação de metas e programar os próximos eventos, fará sua reunião política de encerramento de campanha no próximo dia 2, às 19h30, no CTG Sentinela dos Pampas. Também estão programadas duas carreatas na cidade: uma no dia 2 de outubro, às 17h, e a outra para o dia 4, no mesmo horário. Flores adiantou que nesta semana estará oficiando a Brigada Militar para dar suporte às carreatas, que será divulgada nos próximos programas de rádio da coligação.
POUCA DIFERENÇA - Na sua avaliação, a campanha, apesar de modesta, está valendo a pena. “Diante das dificuldades financeiras, encontramos ânimo do empenho dos candidatos e dos cabos eleitorais, que estão fazendo um ótimo trabalho e espero que o resultado apareça no dia 5”, destacou o coordenador. Para Flores, as eleições de Candelária historicamente são parelhas. “O lado que ganhar não será por grande diferença de votos”, prevê.
O coordenador da campanha do 15, Edemar Mainardi, salienta que a coligação se propôs a fazer uma campanha baseada em ações e propostas. Fatos relacionados à conduta dos adversários, no entanto, motivaram rápidas mudanças nesta linha, mas sem perder o foco original. De acordo com Edemar, a campanha propôs ao eleitor um passeio no tempo. “Mostramos o ontem, destacando os feitos e as realizações do atual governo; valorizamos também o hoje, lembrando a mudança de fotografia do município e que resgatou a auto-estima da comunidade; e alertamos para a importância do amanhã, com a possibilidade de consolidação do crescimento a partir da estabilidade conquistada, gerando uma crescente qualidade de vida para a população”, explicou. O coordenador também fez uma avaliação muito positiva dos comícios realizados, não só pela expressiva participação popular, mas também pela excelente repercussão alcançada. Neste particular, destacou a importância da utilização do telão para melhor exposição das realizações.
OTIMISMO - Edemar Mainardi informou que a coligação também já está se organizando para o dia da eleição. Neste sentido, lembra que no próximo domingo, 28, às 10h, no Clube Rio Branco, acontecerá uma reunião de orientação dos fiscais. Salienta ainda a expectativa em torno de uma grande carreata prevista para o dia 4, a partir do CTG Sentinela dos Pampas. A concentração para a carreata inicia às 14h. Já o comício de encerramento está programado para o dia 2, a partir das 19h30, a princípio na avenida Pereira Rego, na quadra em frente ao Banrisul. Questionado sobre o resultado do pleito, Edemar mostra convicção em relação à vitória. Baseia seu otimismo em vários fatores. “Levo em conta os feitos da administração, o tamanho dos comícios, a motivação da militância, a excelente repercussão do trabalho da primeira-dama e a confiança na sabedoria do povo, que vai se iluminar no dia da eleição e fazer justiça”, completou.

Os comícios da semana
Comícios do 11

Hoje, 23, Vila Princesa (Bar da Alzira) 19h30
Dia 24, Roncador Baixo (comunidade católica) 18h30
Dia 24, Vila União (comunidade católica) 19h30
Dia 25, Linha Alta (ginásio) 19h30
Dia 26, Travessão Schoenfeldt (salão Gewehr) 19h30

Comícios do 15
Hoje, 23, Faxinal dos Porto (Marcos Padilha) 20h
Dia 24, Clube Brasil (rua Botucaraí) 20h
Dia 25, Rincão da Lagoa 19h
Dia 25, Capão do Valo (Carlos da Rosa) 20h
Dia 26, Linha Curitiba (salão do Rogério) 20h