Por:
Colgio Medianeira entra no clima da tradio
Na manhã desta segunda feira, 22, o Colégio Nossa Senhora Medianeira abriu oficialmente sua 14ª Gincana Farroupilha e 12º Acampamento Farroupilha. Embalado pelo clima tradicionalista, o educandário estará envolvido com a atividade até a próxima quarta-feira. Este ano, participam da gincana as equipes “Timbre de Galo”, “Tchê Campeiros” e “Guardiões do Pampa”, compostas por alunos de 6ª série até o 3º ano do ensino médio. Além dos alunos, as equipes ainda contam com o apoio de 12 professores cada.
Durante o lançamento da gincana a comissão julgadora fez uma visita oficial aos acampamentos, montados no ginásio da escola, onde assistiu a apresentações e degustou coquetéis com produtos típicos campeiros. Ainda na segunda-feira as equipes estiveram envolvidas na realização de inúmeras tarefas. Segundo a diretora, Marta Emmel, até o final da gincana serão propostos aproximadamente 25 desafios, com diferentes pesos, com atividades esportivas, culturais e que envolvam a comunidade, ex-alunos e também a família. “A participação dos pais é muito importante e se mostra a cada ano mais expressiva”, destaca.
O ponto alto da 14ª Gincana Farroupilha do Colégio Medianeira aconteceu na noite de ontem. Com o tema “Como é grande o meu Rio Grande: você tem que conhecer”, as equipes se esmeraram nos shows, que foram muito aplaudidos pelas dezenas de pessoas que lotaram o ginásio da escola. “Mais uma vez os alunos se superaram em torno da organização e criatividade”, ressalta Marta. Hoje, 23, um dos destaques será a eleição a prefeito da gincana, onde concorrerão candidatos com nomes e partidos fictícios. Mesmo com o clima de competitividade acirrado, a diretora pondera que a gincana vai muito além da competição, envolvendo todos em torno de brincadeiras, dança e música, fomentando o espírito de comunhão e a amizade. “São dias de muita intensidade. São impressionantes os valores que afloram nos participantes. Um aprendizado que ninguém mais tira deles”, conclui.
Saudade
O estudante Adriano Chauveau e Silva, de 17 anos, participa pela última vez da Gincana Farroupilha do Medianeira. Estudante do 3º ano do ensino médio, ele conta que sempre esteve envolvido com a atividade, mesmo quando ainda era bem pequeno e não podia ser membro de uma equipe. Em sua despedida da gincana, Adriano lidera a equipe “Timbre de Galo”, e destaca a importância da iniciativa para o resgate e propagação entre os jovens da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. “É uma experiência maravilhosa que vai deixar muita saudade”, afirma.