Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um dia lambuzado de sorvete

Uma parceria entre a Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) e Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis) instituiu há alguns anos o 23 de setembro como o Dia Nacional do Sorvete. Para comemorar a passagem da data, a Gut Sorvetes promoveu uma tarde muito especial em Candelária na última terça-feira. A Blitz do Dia Nacional do Sorvete fez a alegria de muita gente, que pode saborear esta delícia gelada gratuitamente.
Segundo o proprietário, Clóvis Maia Lisboa, foram distribuídos 2 mil folderes explicativos, que davam direito a um potinho de sorvete. A iniciativa foi um sucesso e provocou uma fila de quase um quarteirão em frente à sorveteria, na Avenida Pereira Rego. Ao total, foram consumidos 2.400 litros de sorvete nos sabores de creme e morango. Entre os que aproveitaram a distribuição de sorvetes grátis estiveram 260 alunos da escola municipal Cristiano Graeff, do bairro Ewaldo Prass. Ontem, em telefonema à redação da Folha, a diretora Danieta Heinen elogiou a iniciativa do empresário Clóvis Lisboa e agradeceu em nome dos alunos que participaram da promoção.
AVALIAÇÃO – O proprietário da Gut Sorvetes está empolgado com o resultado da promoção, instituída pela primeira vez no município. Ele ainda adianta que, se possível, pretende repetir a dose em setembro de 2009. “Todo mundo gosta de sorvete, ainda mais de graça”, brinca Lisboa. Segundo ressalta, além de agradar as pessoas, esta também é uma oportunidade de marketing para a empresa. “É uma forma de alavancar os negócios e mostrar para o público que está chegando a época do sorvete”, conclui.

Saiba mais
O material impresso distribuído pela Gut ressalta os benefícios do sorvete e desmente alguns mitos sobre o produto. Segundo o folder, as principais matérias-primas do sorvete têm funções enérgicas, pois fornecem energias para as atividades desenvolvidas pelas pessoas; construtoras, por contribuírem para a formação do material necessário para a construção do organismo em crescimento; e metabólica, uma vez que participam no metabolismo do corpo humano. Além disso, possui mocronutrinetes importantes como sais minerais, cálcio, fósforo e ferro e vitaminas.

Mitos e verdades
Mito: sorvete engorda.
A verdade: todo alimento em excesso produz distúrbios – a obesidade é um deles. O sorvete, na verdade, é menos calórico do que se imagina (100g do tipo napolitano têm 184kcal, enquanto 100g de pão francês tem 270kcal).
Mito: faz mal.
A verdade: não há doença associada ao consumo de sorvete.
Mito: é caro.
A verdade: o mercado competitivo mantém os preços estáveis. Além disso, poucos alimentos são produzidos com tantos cuidados e tecnologia tão avançada.