Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Urnas eletrnicas prontas para receber os votos

A Justiça Eleitoral realizou na última sexta-feira, 26 de setembro, a cerimônia de carga e lacre das urnas de votação que serão utilizadas nas eleições municipais do próximo dia 5 de outubro. Estiveram presentes o juiz eleitoral Gérson Martins da Silva, o promotor de justiça Elemar Gräbner, o presidente da secional de Candelária da Ordem dos Advogados do Brasil, Darci Aggens, a analista judiciário Ligiane Freire, o estagiário Leonardo Jensen Ribeiro, os técnicos de urna Daniel Doebber e Eduardo Brixner e representantes da imprensa escrita do município. Mesmo avisados através de edital pela justiça eleitoral, nenhum representante de partido político compareceu na cerimônia, realizada no salão do júri da comarca.
Segundo explicou o juiz Gérson Martins da Silva, a carga é o mecanismo pelo qual as urnas recebem os programas que serão utilizados durante a votação, a exemplo dos dados de todos os candidatos, dos eleitores da seção para onde cada urna será enviada e o programa de justificativa de ausência. Os sistemas eleitorais de armazenamento e transmissão de dados são assinadaos digitalmente e criptografados, para evitar qualquer tipo de fraude. Além da carga, cada urna possui como dispositivo de segurança um relógio interno. Este relógio só libera que a urna seja ligada a partir das 7 horas do dia da eleição e só autoriza o desligamento a partir das 17h do mesmo dia. Se houver tentativa de ligar as urnas antes do previsto, o mecanismo registra a ação. Candelária possui 82 seções eleitorais e 23.376 eleitores.

Como funciona o sistema
Após a carga, são inseridos na urna eletrônica um disquete e um cartão flash. O disquete contém um arquivo que ativa o sistema que deve rodar na urna. O flash possui todas as fotos dos candidatos e uma estrutura de diretórios que recebe a cópia de todos os arquivos de votação durante o dia da votação para contingência. Após a inserção do disquete e do flash, a urna é ligada e são realizados automaticamente vários testes para validação. Depois, urna solicita a realização de teste de visualização de dados na tela do terminal do eleitor, teste de som, teste do sensor de energia, teste da chave da urna, teste do microterminal e, por último teste da impressora, até chegar na tela que informa a situação da urna (Esta urna eletrônica só funcionará a partir das 07:00h do dia 5 de outubro de 2008).
Após conferência dos dados da urna a mesma é lacrada (lacres próprios enviados pelo TSE que são assinados pelas autoridades presentes, representantes dos partidos e coligações e Ministério Público Eleitoral) e armazenada em caixa própria que contem a identificação da zona, endereço do local de votação e seção.

Sem título, vale documento com foto
Se perdeu o título, o eleitor poderá votar com a carteira de identidade ou com algum documento que tenha foto, como a carteira de motorista, carteira de trabalho, identidade profissional ou certificado de reservista, desde que saiba o número da seção eleitoral. Entretanto, a votação será muito mais ágil se o eleitor puder levar o número do seu título. O seu nome deverá constar na folha de votação, caso contrário não poderá votar, mesmo que exiba o título ou o RG. De acordo com o cartório eleitoral de Candelária, o eleitor não poderá votar mais com a certidão de casamento, ou nascimento. É importante ressaltar que, mesmo em posse do título, o eleitor pode ser questionado no momento da votação sobre a sua identidade. Assim sendo, o próprio Tribunal Superior Eleitoral recomenda que além do título o eleitor tenha em mãos algum documento com foto.