Por:
Um programa em favor de cidados melhores
Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, o Sicredi desenvolve o Programa A União Faz a Vida nos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Para pôr em prática as diretrizes do programa, a entidade conta com uma rede de colaboração nos municípios, envolvendo gestores, apoiadores, assessoria pedagógica e parceiros.
Em Candelária, o Programa A União Faz a Vida é realidade nas escolas municipais desde o início do ano através de uma parceira com a secretaria municipal de Educação. Segundo a coordenadora local, Brunilda Pereira, para 2009 a intenção é que toda a rede de ensino seja atendida pelo programa. Até o momento, foram feitas diversas capacitações para educadores, que estão levando para dentro de sala de aula atividades cujos princípios estão baseados na cidadania e cooperação. Para auxiliar nesse propósito, os professores têm ao dispor um amplo material pedagógico, que, conforme Brunilda, tem sido muito elogiado. “É um trabalho interdisciplinar que possibilita aulas interessantes e participativas”, explica.
NOVIDADES – Na semana passada, na quinta-feira, 25 de setembro, o Programa A União Faz a Vida ganhou mais uma importante aliada em Candelária, a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação. Através de mais esse colaborador, a idéia agora é levar o programa também para as crianças atendidas pelo Centro Social Amigo da Criança e pelo Projeto Acreditar. Outro ponto positivo a ser destacado é o encontro do próximo dia 17 de outubro em Vale do Sol, envolvendo representantes dos municípios do centro-serra onde o programa é desenvolvido para uma mostra do que está sendo realizado. Candelária já confirmou presença no evento, onde apresentará uma peça teatral dramatizada por alunos da Emef Christiano A. Graeff.
Benefícios do programa
O Programa A União Faz a Vida é um programa de educação cooperativa que tem por desafio a formação de cidadãos capazes de empreender e construir coletivamente. Entre seus benefícios estão: Investe nas crianças e adolescentes para que, no futuro, sejam cidadãos capazes de empreender e construir, coletivamente, alternativas de desenvolvimento econômico, sócio-ambiental e cultural; Investe na educação continuada dos educadores; Fortalece os valores da cooperação e da cidadania; Desenvolve projetos cooperativos voltados para as comunidades; Estimula a participação ativa dos pais e da comunidade na educação das crianças e adolescentes do município; Gera recursos para a comunidade escolar.