Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Em favor na nutrio no campo

Foi realizado esta semana, nos dias 29 e 30 de setembro, o Curso de Nutrição Animal realizado pela Guerra Sementes, Fetag RS, Preserv e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária. O evento foi promovido na sede do próprio STR, reunindo dezenas de participantes, entre produtores, técnicos agrícolas, engenheiros e veterinários do município e de outras cidades da região. Os trabalhos foram conduzidos pelo Dr. Mikael Neumann, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com mestrado em nutrição animal pela UFSM-RS e doutorado em nutrição animal pela UFRGS-RS. Os parceiros da atividade são o Banco do Brasil, prefeitura de Candelária, Emater/RS - Ascar, Inspetoria Veterinária, Sindicato Rural de Candelária e Sicredi.
Conforme os organizadores, o tema abordado por Neumann foi desenvolvido de forma prática, simples e direta, envolvendo fatores técnicos e práticos sobre o manejo alimentar dos animais, sistemas de criação e instalações adequadas para cada etapa da criação. “Veio bem ao encontro das expectativas, atendendo a uma demanda dos criadores e das entidades envolvidas no projeto de desenvolvimento da bacia leiteira”, explica Dilson Dittberner, vice-presidente do STR.
APROVAÇÃO – O jovem Henrique Coimbra da Rocha, de 22 anos, produtor da Picada Escura, é um dos participantes do Curso de Nutrição Animal. Segundo ressalta, a curiosidade de aprender como manejar melhor os animais de seu rebanho foi o grande motivador de sua inscrição na atividade. “O curso é muito interessante. Sempre é bom aprender coisas novas para aplicar em favor da qualidade da propriedade rural”, destaca.

Aprendizado
Como fatores principais abordados no curso, destacam-se a importância do manejo correto, sanidade, controle de doenças das bezerras desde o nascimento, com utilização de instalações e alimentação que permitam um bom desenvolvimento e a produção de vacas de boa qualidade suficiente para substituir as vacas em final de lactação. Nesse sentido, foi ressaltada a qualidade da alimentação, seja ela a pasto ou ração a ser fornecida, qualidade da água que os animais recebem, bem como um bom acompanhamento técnico a fim de evitar a utilização incorreta dos recursos.
Mikael Neumann também destacou com muita ênfase que um animal, uma terneira (o), novilha (o) ou vaca é um ser vivo e, como tal, da mesma forma como se cuida um ser humano, precisa ser cuidado com muita atenção. É necessário dar boas condições para que se desenvolva em instalações adequadas, com cuidados diários, e que o produtor esteja atento constantemente a qualquer sintoma diferente que este animal possa apresentar. Acima de tudo, o palestrante evidenciou que os animais necessitam, principalmente, de carinho.