Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sempre tempo de ser feliz

A semana passada foi de muita movimentação em Candelária para o pessoal da melhor idade. O Conselho Municipal do Idoso, criado em 2003 e reativado em abril deste ano, instituiu a I Semana do Idoso de Candelária, cujo tema foi “A valorização do idoso na sociedade”. As atividades iniciaram ainda na tarde de segunda-feira, 6, quando aconteceu a abertura oficial do evento na sede da AABB. Na oportunidade, compareceram dezenas de pessoas, além de autoridades municipais, como prefeito reeleito Lauro Mainardi, acompanhado do atual vice Ênio Hübner e da primeira-dama Jussara Mainardi.
Durante toda a semana a programação foi extensa, com uma animada gincana cooperativa, ginástica e atividades esportivas, bingo e diversas apresentações artísticas e culturais. Além disso, também aconteceram palestras importantes, ministradas por Leonildo José Mariane (Consultor Técnico da Área de Saúde da Famurs), pelas enfermeiras Priscila Bernardes e Daniela Schneider e também por Celso Wendler, presidente da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas. A Semana do Idoso encerrou na tarde de sábado, 11, com atividades na Praça Alberto B. da Silveira, que incluíram uma mateada oferecida pela Erva Mate Ximango.
Conforme Elaine T. das Chagas, presidente do Conselho Municipal do Idoso, a Semana do Idoso de Candelária foi criada para chamar a atenção da comunidade para a valorização dos idosos. “A expectativa de vida vem aumentando e a população mundial está cada vez mais idosa. É preciso criar ferramentas de apoio e amparo à terceira idade”, explica. “Nossa intenção é chamar à vida, à prevenção, e promover a saúde através de dias mais alegres”, complementa. Elaine ainda destaca que o evento foi excelente, com ótima participação de público durante todos os dias. “A Semana do Idoso já está no calendário de eventos do município e se tornará tradicional em Candelária daqui por diante”, finaliza.

Avaliações
A princesa de Candelária da 3ª idade, Loni Lili Glanzel, de 71 anos, aprovou a I Semana do Idoso de Candelária. “Foi a melhor coisa que poderia acontecer, pois é uma renovação total, onde podemos nos sentir mais valorizados e apreciados”, declara, evidenciando que o evento é muito bom para fazer novas amizades e promover a integração entre os grupos de melhor idade do município.
Quem também aprovou a iniciativa foi Roberto Osvaldo Hintz, presidente do Grupo da Melhor Idade Alegria de Viver. “Isso é uma coisa nunca vista em Candelária. Atividades desse tipo fazem muito bem ao coração e à alma”, diz. No auge de seus 81 anos, ele destaca que sair de casa é imprescindível para dias mais completos e uma vida mais feliz.