Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Rosane: um exemplo de fora

Rosane Silveira Gomes é uma mulher com M maiúsculo. Ela é diabética há oito anos, faz uso de insulina diariamente, medições de glicose que chegam a cinco vezes ao dia, teve um derrame cerebral , já foi submetida a uma cirurgia de crânio em 2001, tem o diagnóstico de uma doença imunológica considerada potencialmente letal, faz uso de mais de 29 tipos de medicação (as quais fazem que seu nível de glicose oscile muito), é hipertensa, tem osteoporose, reumatismo e por muitas vezes uma anemia que persiste por muitos meses. Tem a necessidade de acompanhamento médico de várias especialidades, faz hemograma toda a semana e vários outros exames mensais.
Mas tudo isso não a abala. Casada com Luiz da Rosa Gomes e mãe de dois filhos, Júnior e Márcio, Rosane é exemplo se superação aos 47 anos. É graduada em pedagogia pela UNISC, estudante de direito (com matrícula trancada neste semestre para tratamento médico), faz nado livre duas vezes por semana, pedala e faz caminhadas em dias alternados. Em 2005 foi a primeira mulher da América Latina a completar uma série de provas do Audax-RS, (provas de ciclismo de longa distância) 200km, 300km, 400km e 600km.
Para dar seu relato de experiências e esclarece às pessoas que a vida com saúde é possível sobre qualquer aspecto, Rosane faz várias palestras pelo Brasil a fora. Entre os dias 16 e 28 de setembro ela esteve palestrando em Salvador (BA) e Recife (PE), onde teve a oportunidade de vivenciar muitas experiências. “Acredito que consegui não apenas conscientizar as pessoas da importância da atividade física em suas vidas, mas também de que não devemos nos abalar diante das dificuldades. Devemos procurar ajuda, pois não podemos esquecer de nossos familiares e amigos que estão sempre torcendo para que tudo melhore”, argumenta. “Esta experiência me serviu muito para que eu visse mais uma vez que existem pessoas em piores situações que a minha e continuam sorrindo, brincando, lutando e vivendo", conclui.
AGRADECIMENTOS - Rosane agradece o apoio de seus familiares, amigos e médicos, aos laboratórios farmacêuticos que a convidaram para estes eventos e arcaram com todas as despesas, desde passagens aéreas, alimentação e estadia com direito ao belo turismo em Salvador e Recife. Agradece também à revista Farmais Mulher pela matéria em apoio ao seu trabalho de motivação com pacientes diabéticos e terminais, aos grupos ADISA e SARAH, à agência Botucaraí Turismo que se envolveu plenamente para que a viagem se concretizasse e à senhora Brandina juntamente com seus familiares, que a acolheram em visita em sua residência em Recife, juntamente com o Sr. Guido.