Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aventura, tradicionalismo e trova

Com uma trova em homenagem a Candelária e ao prefeito Lauro Mainardi, o aventureiro, trovador e tradicionalista Vitor Hugo Medeiros, de 40 anos, agradeceu a recepção dos candelarienses. Natural de Porto Alegre, Medeiros tem a missão de chegar em Alegrete na próxima sexta-feira, onde irá entregar um chasque, uma mensagem gravada em um couro, ao prefeito daquela cidade. ‘“Esta é uma forma de homenagear a cidade e também promover o Movimento Tradicionalista Gaúcho”, explicou. O aventureiro saiu de Porto alegre há seis dias e passou ontem por Candelária, onde foi recepcionado no CTG Sentinela dos Pampas e também recebeu um presente do prefeito, uma placa com uma mensagem gravada.
Esse é a terceira aventura do tipo realizada pelo porto-alegrense. Em 2005, quando seguia para Cacequi, ele também passou por Candelária. Funcionário do MTG, Medeiros disse que realiza as aventuras sempre em suas férias e utiliza sua experiência de maratonista para realizar os desafios. Em média ele caminha cerca de 40 quilômetros por dia. Medeiros conta que para realizar seu objetivo conta com o apoio de tradicionalistas do estado. “Antes de iniciar a caminhar faço uma programação e entro em contato com os CTGs das cidades onde vou passar. Assim as pessoas vão me ajudando com alimentação e local para passar as noites. Mas meu melhor amigo nas viagens é o telefone celular, me comunico direto com os colegas tradicionalistas nas cidades”, contou.
Mas a passagem de Medeiros pelos municípios não é em vão. Ele é requisitado para palestras em escolas, onde fala sobre sua vida e suas aventuras. “A grande curiosidade de todos é saber o porquê que realizo estas caminhadas. Explico que a intenção é conhecer lugares, pessoas e divulgar o tradicionalismo”, contou. Ele sonha em realiza uma caminhada entre os municípios de Chuí, no extremo sul do estado e Palmitinho, a cidade mais ao norte, num percurso de mais de mil quilômetros.