Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Secretariado de Radtke ainda sem novidades

Mantida a hegemonia no poder executivo de Cerro Branco, o PDT não terá problemas para a troca de governo. Depois de dois mandatos à frente da prefeitura, Jorge Hoffmann e Enivo Pohlmann passam os cargos no dia 1º de janeiro de 2009 para os eleitos Bruno Luciano Radtke e Edson Joel Lawall. Os dois foram secretários da atual administração até se licenciarem para o pleito e a dúvida que surge é em relação aos nomes que irão substituí-los. Os servidores de carreira Gilberto Rui Priebe e Cléia Mehler Unfer substituem, temporária e respectivamente, Bruno Radtke e Edson Lawal nas pastas das Finanças e da Administração. Eles ficam nos cargos até o dia 31 de dezembro de 2008.
Atualmente, o prefeito eleito atua em seu cargo de origem, como Fiscal de Tributos, e o vice eleito desempenha as funções de Assessor Administrativo. Entrevistado na terça-feira pela reportagem da Folha, Radtke adiantou que os nomes dos novos secretários deverão sair após uma reunião entre ele e seu vice, os integrantes da nova bancada do PDT na câmara e o diretório do partido. Todos os demais secretários municipais também são do PDT e pelo menos por enquanto não foi cogitada alguma mudança.
MAIORIA NA CÂMARA – A exemplo do que ocorreu com Jorge Hoffmann, Bruno e Edson terão maioria absoluta na Câmara de Vereadores. O PDT elegeu cinco dos nove vereadores, o que facilita a aprovação de projetos propostos pelo Executivo, além da garantia do Orçamento Municipal encaminhado à Câmara nos próximos anos não sofrer alterações, facilitando as ações do governo. A base governista na Câmara terá Emir Lange, Charles Pettermann, Luiz Piassini, Luciane Diehl Porto (Lula) e Reginaldo Zappe. Já a base de oposição ao governo terá Leandro Bredow (PMDB), Zeca Diehl (PSDB), Arnildo Priebe (PP) e Natinho Lang (PP).

O alto escalão
Na sua origem, o alto escalão do governo de Jorge Hoffmann  é composto pelo secretário de Agricultura, Arcênio Valdir Skolaude, o de Obras, Laércio Radtke, o de Saúde, Ivancur Seckler, a secretária de Educação, Lucilda Maciel Züge, a de Assistência Social, Marli Schuller Hoffmann, e a de Desporto e Turismo, Scheila Mara Fritz, além de Bruno Radtke e Edson Lawall, respectivamente das Finanças e da Administração.