Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Copa de Basquete: Flyboys o campeo

Uma final digna do crescimento do basquete candelariense. Aconteceram no último sábado, 25, no Ginásio Municipal Walter Filter, as partidas derradeiras, válidas pela Copa Candelária de Basquete Adulto Masculino. Um bom público prestigiou os jogos e vibrou a cada cesta convertida na decisão entre Flyboys, de Candelária, e Reatores, de Santa Cruz do Sul.
PRELIMINARES – Antes das partidas finais do certame, estavam programadas para serem disputados ao longo da tarde de sábado, três jogos amistosos de basquete. O primeiro jogo aconteceu pela categoria juvenil entre Flyboys x Roque Gonçalves (Cachoeira do Sul), com vitória do Flyboys por 44x34 sobre a equipe cachoeirense. Na seqüência, estavam programados para acontecer os amistosos pela categoria infanto-juvenil entre Flyboys x Ernesto Alves (Santa Cruz do Sul) e pela categoria feminino entre Guia Lopes e Ernesto Alves. Devido a um problema com o ônibus que transportava a delegação  santa-cruzense, as equipes da Escola Ernesto Alves não puderam se fazer presente, sendo os amistosos cancelados. Por volta das 18h, teve início a disputa do terceiro e quarto lugar da Copa Candelária de Basquete entre Morceguz/Abel Automóveis x Bad Boys. Com um basquete mais objetivo e eficiente, o Morceguz derrotou o Bad Boys por 66x34 e conquistou o terceiro lugar no certame. O cestinha da partida foi Paulo Ricardo, do Morceguz, com 22 pontos.
EMOÇÃO – Após o duelo pelo terceiro e quarto lugar, teve início a grande decisão do certame entre Flyboys x Reatores. No primeiro quarto, a partida iniciou equilibrada, com vitória do Flyboys por 14x11. No segundo período, a vantagem da equipe candelariense continuou sendo de três pontos sobre a equipe santa-cruzense, terminando o primeiro tempo com o placar de 26x23 para o Flyboys. No terceiro quarto, o Reatores chegou a virar o placar, mas o Flyboys soube controlar o adversário e a etapa finalizou em 32x29 para os candelarienses. No último período, a adrenalina tomou conta e cada lance convertido, era motivo de muita comemoração por ambas as equipes. No final, o Flyboys soube dosar o nervosismo e venceu o Reatores por 43x40. Jeff, do Flyboys, foi o cestinha da decisão com 18 pontos.

A premiação
Após a emocionante decisão, aconteceu a solenidade de premiação aos vencedores. Marcelo, do Bad Boys, recebeu o troféu e medalhas de quarto lugar para a sua equipe. Em seguida, Everton Porto, recebeu o troféu e as medalhas de terceiro lugar para o Morceguz/Abel Automóveis. Paulo Ricardo, do Morceguz, foi premiado como cestinha do campeonato, após ter anotado 94 pontos ao longo da competição. Deivid, do Flyboys, foi escolhido pela arbitragem como o destaque da partida final. O técnico Ricardo Ellwanger, do Flyboys, recebeu uma homenagem especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultural pelo seu trabalho desenvolvido em prol do basquete no município. Fabricio Freitas, do Reatores, recebeu o troféu e as medalhas de vice-campeão e o capitão Jeff, do Flyboys, recebeu o troféu e as medalhas de campeão da 1ª Copa Candelária de Basquete, seguido por uma grande comemoração entre todos os jogadores e torcedores da equipe candelariense. Mais fotos podem ser conferidas a partir de hoje no site da Folha.