Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aventura Snior deve atrair mais de 200 jovens

Depois de 24 anos, Candelária voltará a ser a Capital Regional do Escotismo, quando acontece junto às belezas naturais do município a Aventura Regional Sênior/Guia, reunindo escoteiros na faixa de idade entre 15 e 18 anos. A exemplo do acontecido no ano de 1974, quando se reuniram na terra do Botucaraí cerca de 200 escoteiros do Rio Grande do Sul, e de julho de 1994, quanto estiveram por aqui mais de 600 jovens de todo o Brasil, nos dias 14, 15 e 16 de novembro são esperados pelo menos 200 jovens de todo o Estado para viverem uma das melhores aventuras de suas vidas.
Segundo um dos coordenadores da Aventura Sênior/Guia, Giuliani Schwantz, o propósito do evento é apresentar aos jovens as belezas naturais e a rica história de Candelária para que desenvolvam atividades peculiares ao seu crescimento físico e intelectual.
INÍCIO – A Aventura inicia na sexta-feira, 14 de novembro, à noite, com a subida no Morro Botucaraí e pernoite no cume. Durante a subida, serão desenvolvidas atividades místicas que lembram a história do Santo Monge e lendas que cercam o local. Para a segurança do evento, a organização contará com o suporte do Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária. No sábado, no pé do morro, será travada uma batalha fictícia entre tupis-guaranis e bandeirantes diante de uma redução jesuítica especialmente construída para a atividade, lembrando do fato ocorrido em 03/12/1636 na Trincheira (Linha Curitiba). Finalizada a “batalha”, será servido um almoço no local.
PONTE DO IMPÉRIO – A seqüência da programação será no sábado à tarde, com o deslocamento até a Ponte do Império, passando pela cidade, onde os participantes montarão acampamento, conhecerão a história do local e construirão balsas com câmaras de pneus e taquaras que serão deslocadas até a Costa do Rio. De lá, no domingo, além de descerem o rio Pardo até novamente a Ponte do Império, os jovens realizarão um rapel no Poço do Arco.
PRESENÇAS – A estimativa de pelo menos 200 participantes no evento se deu através da inscrição de dez grupos escoteiros de Porto Alegre e outros de Gravataí, Feliz, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e também de um Grupo de Escoteiros do Mar de Rio Grande. O evento promovido pelo Grupo Escoteiro Botucaraí conta com o apoio da Prefeitura de Candelária e será realizado em parceria com a Rota Aventuras, Bombeiros Voluntários de Candelária, Jeep Club Candelária, profissionais liberais, comércio local e voluntários, integrando, o calendário de eventos do município deste ano.