Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Comitiva da Unisc se destaca em Congresso no Chile

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou com um grupo de 28 pessoas, integradas por professores, alunos de graduação e pós-graduação, do 32º Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental em Santiago, no Chile, que ocorreu de 12 a 15 de outubro e reuniu 24 países das três Américas para o encontro bianual em Casa Piedra.
O evento contou com 800 participantes e comemorou os 60 anos de existência da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foram discutidos temas relacionados à Gestão Ambiental, Tratamento de Águas Residuárias, Controle da Poluição do Ar, Resíduos, Produção Mais Limpa, entre outros. Dentre eles, os Jorge Matheus Hoeltz, Daniel B. Teixeira e Lidiane Radtke.
O trabalho “Sistema Integrado Eletroflotador/Fotoozonização Catalítica” desenvolvido na Unisc, foi apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Filipe Vargas Zerwes e recebeu o prêmio Aidis Uruguay, considerado como melhor trabalho técnico, pedagógico ou científico apresentado por estudantes. Em etapas anteriores da pesquisa o processo de eletroflotação, de autoria do candelariense Jorge Matheus Hoeltz, já patenteado pela Unisc, rendeu acordo de licenciamento para comercialização por uma empresa da área de tratamento de efluentes de Novo Hamburgo-RS.
A premiação representa a já consolidada integração entre o Mestrado em Tecnologia Ambiental, Engenharia Ambiental, Química Industrial e Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP). Durante a premiação, o Presidente da Aidis, engenheiro mexicano Alberto Noyola, e o novo presidente empossado para a gestão 2009/2010, engenheiro Carlos Rosito, destacaram a Unisc como sendo a força da renovação para os desafios da Engenharia Sanitária e Ambiental nas Américas.