Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Portas abertas para a dana e a solidariedade

Um evento de alto nível e com ação solidária é o propósito do 1º Medianeira em Dança, um festival elaborado com o objetivo de trazer o que há de melhor em danças gaúchas, ballet, street dance e danças de salão. O ingresso será nada mais do que um brinquedo – novo ou usado – e que será repassado às crianças carentes do município. O evento, que acontece hoje, 14, a partir das 20h30, no ginásio da escola, reunirá pelo menos seis grupos de danças de Candelária,  Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Ao todo, são esperados 200 dançarinos.
ATRAÇÃO – Uma das atrações do evento será o o grupo JF´s Studio de Dança, de Santa Cruz dos Sul, vencedor do Festival Nacional de Dança que aconteceu no Rio de Janeiro. “A coreografia vencedora do certame nacional será a mesma apresentada aqui, no Medianeira em Dança”, revelou a diretora Marta Becker Emmel. A doação de brinquedos como ingresso faz parte do projeto “Família Medianeira brincando de Papai Noel”, desenvolvido pela educação infantil, explicou.
Há 10 anos a escola tem instigado alunos da educação infantil para que participem das aulas de ballet clássico. Aos adolescentes são oferecidas aulas de street dance e dança de salão e todos os alunos, sem distinção, podem participar das aulas. O empenho do colégio e alunos tem rendido premiações importantes, como o título juvenil do 5º Festival Dançartte, realizado no último final de semana em Lajeado. Hoje à noite é a oportunidade de acompanhar este belo trabalho e aos demais desenvolvidos na região e aproveitar para praticar a solidariedade. O Medianeira espera você de portas abertas!

Grupo juvenil é campeão em Lajeado
O empenho dos integrantes do Grupo Juvenil de Dança do Colégio Medianeira foi recompensado com o título de campeão do V Festival Dançartte, promovido pela Artte Escola de Dança entre os dias 7 e 9 de novembro, na cidade de Lajeado. Com o apoio do UnicShopping, Docile Alimentos e Sicredi,  o V Festival Dançartte teve a participação de centenas de bailarinos divididos em 35 grupos de 17 cidades gaúchas, totalizando 92 coreografias. Participaram representantes de Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Mato Leitão, Teutônia, Roca Sales, Candelária, Santa Cruz do Sul, Marques de Souza, Butiá, Esteio, Sapucaia do Sul, Garibaldi, Viamão e Porto Alegre.
A abertura do festival teve show de dança do ventre da bailarina internacional Sabrina Moraes, que atua em Dubai, nos Emirados Árabes e, durante os três dias, aconteceram as oficinas ministradas por professores com experiência e estudo em sua área específica: dança de rua, dança do ventre, expressão corporal, jazz moderno e tango. As noites foram reservadas para as competições. Nas quatro apresentações – duas de dança de salão e duas de street dança –, o grupo juvenil treinado pela professora de dança Francelle Costa obteve a média 92, que rendeu, além do título da categoria, um convite para integrar a Noite Cultural Natalina do Unishopping e mais um prêmio de R$ 500,00. Os alunos do Medianeira também puderam conversar um pouco com o mestre da dança Carlinhos de Jesus, que participou das oficinas do evento.
Marta Emmel, o título é resultado de um trabalho sério e abnegado desenvolvido pelos professores e alunos, integrando as atividades extracurriculares do Medianeira. “Para o próximo ano, a intenção é alçar vôos mais altos, já que temos o respaldo importantíssimo dos pais que incentivam a prática da dança e apóiam seus filhos”, disse a orgulhosa diretora.