Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Comemorao com a marca da integrao

O surgimento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária representou uma conquista muito importante para a comunidade. A realidade anterior tornava os moradores reféns da própria sorte em casos de incêndio. Sem uma infra-estrutura adequada, o empresário Breno Santos Rocha se virava como podia na tarefa solitária de combater os sinistros até que chegasse o reforço de Santa Cruz do Sul. Considerando a distância, o atendimento dos bombeiros santa-cruzenses invariavelmente se dava tarde demais. Essa situação começou a mudar em 1998. A doação de um caminhão de bombeiros da Alemanha abriu caminho para a criação de uma corporação local de bombeiros, que ganharia um caráter pioneiro por ser a primeira composta por voluntários a ser reconhecida pelo Estado. No domingo, a trajetória de 10 anos de serviços prestados foi comemorada com uma programação festiva na sede da corporação, situada na rua Intendente Albino Lenz, 470.
A solenidade iniciada um pouco adiante das 10h da manhã desdobrou-se em duas etapas. Inicialmente, do lado externo, aconteceu a inauguração das obras de ampliação da sede. Após, na parte interna, foi procedida a inauguração da galeria de ex-presidentes da corporação, além da formalização da entrega do novo caminhão doado pelo município de Bad Nauheim. Anteriormente, a cidade alemã já havia entregue outros dois caminhões aos bombeiros de Candelária. Representando o prefeito de Bad Nauheim, o alemão Peter Baumann abriu os pronunciamentos da solenidade, declarando-se impressionado com a receptividade obtida na cidade e por ouvir aqui palavras esquecidas do idioma alemão. Segundo a tradução feita pelo advogado René Karnopp, ouviu apenas sua mãe pronunciar tais palavras. Ao encerrar, presenteou o prefeito Lauro Mainardi com um quadro representando a cidade antiga de Bad Nauheim, além de um livro com fotografias da cidade.
Na seqüência da solenidade, manifestou-se o presidente do Conselho Administrativo dos bombeiros, Guido Nied, que destacou as quase 1.900 ocorrências atendidas pela corporação nestes 10 anos de atuação. Depois, foi a vez do presidente executivo Eliro Faber ocupar o microfone e destacar o trabalho em equipe realizado, citando Carlos Rocha, Raimundo Vieira, Roque Rathke, Sanabria, Lauro Radtke, Henrique Carvalho e Reinildo Braatz. Faber também agradeceu a participação da comunidade na viabilização da ampliação da sede. “Sem a comunidade não tem bombeiros”, completou. O chefe dos bombeiros de Bad Nauheim, Joachim Krämer, lembrou da primeira vez que veio a Candelária há 10 anos, dizendo que a boa acolhida é que o motivou a fixar raízes nesta terra. Argumentou que a organização e garra demonstradas pelos bombeiros locais é que motivaram a prefeitura de Bad Nauheim a destinar mais dois caminhões após o primeiro.
O prefeito Lauro Mainardi encerrou os pronunciamentos, agradecendo, inicialmente, à cidade de Bad Nauheim por mais este gesto de solidariedade com Candelária. Disse que irá estudar a possibilidade de um dia ir a Alemanha mostrar pessoalmente a gratidão pelo que a comunidade local tem recebido, demonstrando também o interesse em ampliar o intercâmbio com a cidade européia. Em relação ao auxílio que o município tem destinado aos bombeiros, salientou que justifica-se plenamente pelo magnífico trabalho realizado pela corporação. “Quem dá o que pode, não fica devendo nada”, enfatizou, ao explicar que o repasse também tem limitações de ordem legal. Saudou a homenagem a Breno Santos Rocha, lembrando da história do beija-flor que ao ser indagado da motivação de combater sozinho um incêndio na floreta respondeu que procurava fazer a sua parte. “Breno também fazia a sua parte”, acrescentou. Ao concluir, o prefeito enalteceu o trabalho voluntário e as parcerias em favor do interesse da coletividade. A solenidade foi encerrada com a interpretação do Hino a Candelária por Fernanda Kaercher, acompanhada por Vera Beurmann, bastante aplaudida ao final. Na seqüência, a Banda Marcial da Escola São Paulo deu um desfecho musical à cerimônia, abrindo caminho para o elogiado e concorrido almoço servido após.

Demonstração
O novo caminhão dos bombeiros voluntários de Candelária não será usado no combate a incêndios. Na verdade, trata-se de um caminhão equipado para atuar em acidentes envolvendo veículos. Durante a tarde de domingo, Joachim Krämer liderou uma demonstração da utilização desse veículo, através do qual os bombeiros estarão aptos a atender outras ocorrências registradas no município. E o que é mais importante: habilita-se a salvar vidas quando for necessário.