Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Parcerias para combater a pobreza

Um investimento de R$ 113,3 milhões até 2010 em 75 comunidades gaúchas, atendendo a 18 mil famílias em todo o Estado. Estes são os principais números do Programa Estruturante Emancipar - Todo Mundo é Cidadão, lançado, de forma oficial, na manhã de ontem, 4, no Palácio Piratini, em solenidade que contou com a presença da governadora Yeda Crusius. Durante a cerimônia foi assinado o termo de compromisso do programa pelas entidades parceiras (Fecomércio, através do Senac e do Sesc e a Fiergs, através do Sesi) e pelos prefeitos de 50 municípios, entre os quais estava o chefe do Executivo candelariense, Lauro Mainardi, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Leandra Sartori. Os demais 25 municípios que já aderiram ao programa assinarão o termo num segundo encontro.
Ao ressaltar a importância do programa, a governadora afirmou que o governo estadual, as prefeituras e as entidades parceiras assumiram um desafio: o enfrentamento à pobreza no Rio Grande do Sul. A iniciativa desenvolve projetos nas áreas de habitação popular, empreendedorismo e acesso ao crédito, qualificação profissional, valorização das pessoas, proteção social e trabalho e renda. Em Candelária, a execução do programa está confiada à secretaria de Assistência Social e Habitação.
De acordo com a secretária Leandra, a participação no programa já garantiu recursos ao município, usados na realização de cursos técnicos profissionalizantes, voltados para famílias de baixa renda. Outro benefício do Emancipar é a organização de turmas de alfabetização de jovens e adultos. Segundo a secretária, as próximas ações serão voltadas para a geração de emprego e renda, buscando inserir o público-alvo no mercado de trabalho. “É a oportunidade de trabalho que garante o exercício da cidadania idealizada pelo programa”, salientou.
Todas as ações, conforme ressalta Leandra, são acompanhadas pelo governo estadual através de um comitê gestor e da chamada foto social. Ela ainda informou que até o final de janeiro próximo, o Programa Emancipar será oficialmente lançado em Candelária. “A comunidade, através de suas lideranças, será convocada para este ato de apresentação de um programa de grande relevância social”, concluiu.