Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Toda a fauna de Candelria em livro

A riqueza da fauna de Candelária será apresentada em março em um livro. Ele é o resultado de uma pesquisa feita em todo o município organizada pelo Comitê Municipal da Água e Unisc. Mas os grandes articuladores deste projeto foram os estudantes de Candelária, que foram responsáveis pela grande maioria das fotos e informações do livro. Este é um trabalho inédito na região e servirá para estudo nas próprias escolas de Candelária.
Segundo o acadêmico de biologia Nilmar Melo, da Unisc, o livro deverá ser lançado no ano que vem e será no estilo álbum de figurinhas. Os estudantes precisarão completar o livro durante os estudos na sala de aula. Ele explica que a intenção é que os livros não tenham todas as figurinhas e que os estudantes precisem interagir com alunos de outras escolas para poderem completar o livro
A obra, que já está pronta e só espera a definição de qual editora fará a impressão, terá cerca de 50 páginas. Nelas constam informações sobre várias espécies localizadas no município. Ao todo foram identificados quatro espécies de moluscos, 30 de peixes, 23 espécies de anfíbios, 19 de répteis, 160 espécies de aves e 45 mamíferos. Entre os animais catalogados estão espécies em risco de extinção, como o lobo-guará, suçuarana, veado campeiro, veado mateiro,  gato mourisco e bugio.
Uma das intenções do projeto é conscientizar os estudantes para a preservação destes animais, salientando a sua importância para o meio ambiente. O projeto também tem o objetivo de desfazer alguns mitos sobre os animais. Crendices que na maioria das vezes levam as pessoas a matá-los. Uma dessas histórias é de que o ouriço lança seus espinhos e de que o louva-deus é venenoso, o que é completamente errado. Outro animal que sofre muita perseguição é o gambá.


Três perguntas
Para Nilmar Azevedo de Melo, integrante do Laboratório de Botânica da UNISC e que participa do projeto Fauna de Candelária.
1. Qual a importância deste projeto?
“Ele é muito importante por resgatar o que ainda resta de biodiversidade na região. O impacto relacionado à humanidade é a principal razão para a redução drástica do número de espécies. Além disso, o projeto visa levar ao conhecimento da comunidade de Candelária a importância de cada animal, por mais simples que ele seja para o meio ambiente”.   

2. Quais os animais mais raros localizados?
“São os mamíferos como as cuícas, graxains, tamanduá  mirim, o bugio-ruivo, paca, veado, puma e o lobo-guará. São espécies vulneráveis e correm alto risco de serem extintos da região”.   

3. Qual a avaliação sobre o estado da fauna de Candelária?
“Mesmo com todo o impacto ambiental proveniente das ações antrópicas, a fauna de Candelária está muito bem representada e parte disso ainda deve-se aos fragmentos de mata nativa existentes no município, sobretudo em direção à Ponte do Império e principalmente ao Morro do Botucaraí, que apresenta uma floresta bem desenvolvida. Aliás é o Morro do Botucaraí que deverá receber grande atenção o mais rápido possível.
Em trabalhos semanais no local é possível observar os maus tratos com a natureza como  a queima de árvores centenárias, os cortes feitos com facões nos troncos, as coletas de material botânico sem autorização e o grande depósito de lixo ao longo das trilhas.
Se Candelária pretende manter sua fauna e flora está mais do que na hora de transformar o Botucaraí em um complexo  turístico e realizar uma educação ambiental contínua nas escolas e nas comunidades, para que no futuro nossos filhos e netos também possam desfrutar desta maravilhosa beleza cênica que é o Botucaraí que nada mais é do que a casa da fauna de Candelária”.

Levantamento
Moluscos: 4 espécies
Peixes: 30 espécies
Anfíbios: 23 espécies
Répteis: 19 espécies
Aves: 160 espécies
Mamíferos: 45 espécies

Animais localizados
Répteis - Cobra cega, cruzeira, jararaca de barriga preta, jararaca ,jararacuçu, jacaré do papo amarelo muçurana, cascavel, cobra d´água verde, cobra coral comum, cágado de barbelas pintado e tartaruga.
Aves - Alma-de-gato , anu-branco, arapaçu-rajado, bemtevi-pirata, bico-de-pimenta, biguá, cabeça-seca, canário-da-terra, corocochó e borralhara-assobiadora.
Mamíferos - Bugio, mico, macaco-prego, tamanduá-mirim, tatu-galinha, tatu-de-rabo-mole, guaraxaim, lobo-guará, coati, furão-pequeno, irara, zorrilho, lontra, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica e sussuarana.