Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Trs noites de encantamento e alegria

Mais uma vez Candelária se transformou na cidade das luzes neste Natal. E tal circunstância não está apenas associada à inspirada ornamentação das ruas, mas também em razão da realização do Natal das Candeias 2008, promovido pela prefeitura municipal, em parceria com a Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev). Foram três noites de valorização do Natal através de atrações artístico-culturais, que proporcionaram momentos de encantamento e de alegria ao excelente público presente. Ao todo, segundo a organização, a realização movimentou em torno de oito mil pessoas.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, o Natal das Candeias veio para ficar. Segundo ele, a excelente repercussão da programação e o sucesso de público consolidam a realização como uma das mais importantes do calendário oficial do município. “O nosso Natal é destaque na região, o que atrai muitos visitantes e também resulta em boa divulgação da imagem de Candelária”, frisou. Já o presidente da Accev, Roque Rathke, ressaltou o fato de que o bom nível das apresentações foi mantido, observando ter gostado de todas as apresentações. Valorizou também a diversificação artística do evento, que além da música, apresentou dança e teatro. “O Natal também é uma festa da alegria”, enfatizou. Além do contagiante show da dupla Osvaldir e Carlos Magrão, Roque qualificou como emocionante a união das escolas La Salle e São Paulo, tendo também se surpreendido positivamente com a resposta do público para a apresentação da Orquestra Jovem Unisc. O dirigente da Accev também elogiou bastante a encenação do Presépio Vivo que, na sua opinião, foi a melhor já apresentada pelo grupo. “A mesma história sempre é contada de uma forma diferente e surpreendente”, salientou. Roque também entende que o Natal das Candeias se justifica plenamente como evento cultural e de divulgação da cidade. Segundo completou, uma questão que ainda divide opiniões é o melhor local da realização, o que começará a ser debatido na reunião de avaliação do evento.
A programação natalina foi aberta na noite de sexta-feira, 19, com a apresentação da peça musical Estrelinha de Natal, de Santa Maria. Na seqüência, o Papai Noel subiu ao palco para receber a chave simbólica da cidade, que foi entregue pela primeira-dama Jussara Mainardi, em nome do prefeito Lauro Mainardi que chegou mais tarde por ter participado, em Porto Alegre, da posse do novo comandante-geral da Brigada Militar. Seguiu-se a apresentação conjunta da Banda Marcial da Escola São Paulo e do Coral da Escola La Salle, sob o comando dos professores Alan Wagner e Francisco Veloso. Ao final, o público pediu bis e aplaudiu de pé o show musical. O espetáculo de música e dança Medianeira - Vida e Existência também arrancou entusiasmados aplausos dos presentes ao final de cada número.

CORAL E ORQUESTRA - O programa de sábado, 20, promoveu uma consagração ao Natal através da música. A noite musical foi aberta com a apresentação de duas peças pelo Quarteto de Cordas Amabile, de Porto Alegre. Em seguida, o quarteto permaneceu no palco para acompanhar a elogiada e muito aplaudida apresentação do Coral Municipal de Candelária, sob a regência de Ana Schmidt e Claudio Cirolini. E, para encerrar o programa, a esperada apresentação da Orquestra Jovem Unisc. A interação entre os artistas e a platéia começou tímida, mas foi ganhando força a cada novo número apresentado, até explodir no final com os aplausos dos presentes de pé. O prefeito Lauro Mainardi entregou ao maestro Leandro Schaefer uma cesta com produtos típicos e lembranças do município como forma de agradecimento pela apresentação. Mais tarde, durante o jantar servido aos músicos, o maestro elogiou a recepção da organização e do público, confessando ter sido a melhor já recebida pelo grupo.