Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Clima tenso na posse de Srgio e Leo

A presença dos ex-prefeitos Lourenço Scheffel e Valério Lawall na cerimônia de posse dos eleitos realizada dia 1º de outubro, no Ginásio Ruy Barbosa, prenunciava que a sessão seria tensa. Lawall foi o primeiro convidado a compor a mesa de honra, enquanto que Scheffel, o primeiro prefeito cabraisense tomou lugar nos assentos reservados aos convidados especiais, entre eles, o bispo de Cachoeira do Sul, dom Irineu Wilges e os prefeitos de Candelária, Lauro Mainardi, e de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti. De início, o vereador André de Lacerda, conduziu a sessão que precedeu a instalação da nova mesa diretora da Câmara, que confirmou o nome de Cilom da Rosa, irmão do prefeito Sérgio, como novo presidente do legislativo. Após o juramento e empossada a nova mesa diretora, os líderes de bancada fizeram seus pronunciamentos, chegando a vez da posse de Sérgio da Rosa e Leodegar Rodrigues. Durante o pronunciamento do ex-prefeito Valério Lawall – que durou cerca de 20 minutos – foram pelo menos três as manifestações do público, que vaiaram o ex-chefe do executivo cabraisense, que tentava fazer uma prestação de contas de seu governo. O prefeito Sérgio da Rosa valorizou as ações de seu colega de sigla, dizendo que Scheffel foi o prefeito que mais obras realizou no município, enquanto que criticava a administração de Lawall. Rosa falou que serão preciso pelo menos três meses para verificar a real situação da prefeitura e colocar a casa em dia. Para ele, por enquanto a palavra de ordem é sanar as dívidas e, paralelamente, recuperar o parque de máquinas do município, que, segundo colocou, está completamente sucateado.

REUNIÃO DE TRABALHO
– Os tradicionais e cansativos discursos de posse deram lugar a uma reunião de trabalho com o prefeito, seu vice, secretários e funcionários públicos municipais na manhã de sexta-feira, 2 de janeiro. Às 8h30, também no ginásio Ruy Barbosa, o prefeito apresentou oficialmente seu primeiro escalão e pregou a união de esforços visando o enxugamento da máquina pública. Bem antes da posse, Rosa já havia dado entrevista à imprensa que chegou ao fim a era do “eu” e que chegava a era do “nós”, prometendo trabalhar para o bem de toda a comunidade e não apenas em favor de uma ou outra parcela da população.
Como primeiro ato de seu governo, Sérgio revogou o decreto que instituia turno único na prefeitura, que agora volta ao horário normal de atendimento: das 8 às 12h e das 13h30 às 17h. A boa notícia vem por conta da concessão de reajuste nos vencimentos dos servidores municipais, o mesmo do salário mínimo, de 14%. O índice será reposto em duas vezes, em fevereiro e agosto. “Os servidores são a base de qualquer administração e aposto neles para gerenciar Novo Cabrais, apesar da situação caótica que a prefeitura se encontra”, destacou o prefeito.


A composição da mesa da Câmara
Presidente: Cilom da Rosa (PMDB)
Vice-presidente: José Mauro de Arreal (PMDB)
Segundo vice-presidente: Renildo Schaurich (PSB)
Secretário: José Eduardo Sanmartin (PMDB)
Segundo secretário: André de Lacerda (PT)