Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Expoagro: a feira voltada para a agricultura familiar

Os 20 hectares do parque de exposições que abriga a Expoagro Afubra estão prontos para receber visitantes e expositores. A nona edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar ocorre entre amanhã e sexta-feira – 4, 5 e 6 de março –, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo. Promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento estará aberto das  8h às 18h, com  entrada franca. Serão mais de 270 expositores de produtos, máquinas, serviços e lavouras demonstrativas.
Diversas atrações fazem parte da programação organizada pela coordenação geral, com o apoio de entidades e instituições voltadas ao meio rural. Uma delas será o 1º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais, a ser realizado no primeiro dia, das 13 às 16 horas, na sala de palestras. O Fórum contará com palestrantes da Afubra, Emater/RS, Fetaesc e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo o coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, “o objetivo do Fórum é reunir autoridades municipais, estaduais e federais e lideranças da área rural para debater possíveis soluções para incentivar e concretizar a diversificação das propriedades”.
Dornelles lembra que a feira é um “grande celeiro de incentivo à diversificação”. Neste sentido, o espaço destinado às agroindústrias, pelo segundo ano consecutivo, foi ampliado: de 40 para 60 espaços, que devem reunir em torno de 100 famílias rurais. “A organização do pavilhão das agroindústrias é uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). É um local onde as agroindústrias ou associações poderão mostrar seus produtos, comercializar e, inclusive, trocar idéias e experiências”, enfatiza o engenheiro.

Conhecimento e informação
no pavilhão da agroenergia

Conhecimento e informação também serão a tônica do pavilhão da agroenergia, construído especialmente para abrigar máquinas e equipamentos de um setor que cresce a cada ano. Os 600m² do pavilhão vão contar com uma microusina de álcool e uma usina de biodiesel. Em torno da construção estão as lavouras de girassol, mandioca, cana-de-açúcar, batata doce, sorgo, milho, soja e mamona, matérias-primas para a energia em questão. “O local concentra todas as novidades na área de agroenergia, inclusive com a apresentação de projetos, trabalhos e resultados já obtidos”, diz Dornelles. Haverá a demonstração do processo de produção de álcool combustível, de extração de óleo, processo do biodiesel e do sabão.
Logo atrás do pavilhão da agroenergia encontra-se o espaço destinado aos animais. Serão bovinos de corte e de leite, ovinos, caprinos, cavalos e avestruz. Diariamente também  serão ministradas palestras sobre padrão zootécnico de bovino de leite e demonstração de blocos alimentares. Na dinâmica de máquinas, ao lado do estacionamento, organizada pelos alunos do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), serão demonstrados  o uso de máquinas de tração animal e tratorizadas, a regulagem  de pulverizadores, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), a colheita de forragem e de milho. Bem próximo à dinâmica de máquinas estará instalada a Serraria Móvel com  demonstração e informações sobre o Pronaf Florestal.

EMATER – A Casa da Emater é outro ponto de intensa programação.  Estufa plástica, fruticultura, alternativas pós-fumo, cadeia produtiva do amendoim, cana-de-açúcar, silo secador, apicultura, sistema agrosilvopastoril e turismo rural são os temas que serão abordados no espaço. Além disso, a Cozinha Experimental irá, diariamente, apresentar receitas com frutas, amendoim, peixes, arroz, carne ovina e suína. Na quinta-feira, 5, haverá a participação do Anonymus Gourmet.

Amanhã tem Dia do Arroz
Abaixo da Casa da Emater está localizada a lavoura de arroz onde, no primeiro dia da feira, acontecerá o Dia do Arroz, organizado pela Afubra, Emater, Irga, Embrapa, LBE e Iharabrás. Além da palestra sobre a sustentabilidade da lavoura, serão apresentadas informações sobre a época de semeadura e densidade de plantas, controle de ervas daninhas e resistência a herbicidas, manejo da água considerando custos e questão ambiental, manejo da lavoura referente a pragas e apresentação de cultivares. A programação completa pode ser conferida pelo site www.expoagro afubra.com.br.