Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Senar disponibiliza mais cursos para a regio

Um total de 18 cursos serão ministrados em Candelária, Cerro Branco, Novo Cabrais e Paraíso do Sul nos meses de maio e junho. A lista foi definida na manhã de ontem, 2, na sede do Sindicato Rural (SR) de Candelária por representantes das prefeituras, escritórios da Emater e Sindicatos de cada um destes municípios, além do supervisor regional do Senar, Gilmar Desconzi.
O município que mais obteve cursos para o período foi Candelária, com sete opções, seguido de Novo Cabrais (cinco), Paraíso (quatro) e Cerro Branco (duas). Segundo informações do SR, o objetivo destes cursos é fornecer mecanismos para que o produtor rural possa melhorar a qualidade de vida, investir na propriedade e gerar renda. Geralmente, os cursos são definidos de acordo com o interesse das comunidades. As sugestões são negociadas com o Senar, que contrata e cede instrutores para ministrar os cursos nos municípios. 
Os grupos têm, em média, de 10 a 18 participantes. Conforme o presidente do SR, Mauro Flores, as atividades serão realizadas no interior, em local e horário a serem definidos. Ele lembra que os cursos são viabilizados através de convênio que o Senar mantém com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

ALFA – Paralelo aos cursos de qualificação, o Sindicato Rural desenvolve, juntamente com o Senar, mais uma edição do programa de alfabetização para jovens e adultos. O Alfa é ministrado em Candelária desde 2003 e neste ano terá três novas turmas. Conforme Mauro Flores, as aulas são direcionadas para pessoas com mais de 18 anos, que sejam analfabetas ou que tenham baixa escolaridade. Os grupos já foram formados no Pinheiro, em Sesmaria do Pinhal e em Rincão Bonito (Novo Cabrais). As pessoas interessadas em obter mais informações sobre o programa podem contatar o Sindicato Rural pelo telefone 3743 1099. As aulas iniciam em abril e se estendem até dia 30 de setembro. O material didático é fornecido gratuitamente aos alunos.

O que está previsto
MAIO
Candelária – pintura em tecido, processamento de hortaliças, ordenha/qualidade do leite;
Cerro Branco – operador de retroescavadeira;
Novo Cabrais – material reciclado, sistematização de lavouras de arroz, noções básicas de informática;
Paraíso do Sul – produção de derivados do leite, floricultura/plantas de vaso;

JUNHO
Candelária – nutrição/gado de leite, operador de trator, processamento de peixe, informática/excel básico e avançado;
Cerro Branco – artesanato/bonecos de pano;
Novo Cabrais – eletricista rural, tratores agrícolas;
Paraíso do Sul – aproveitamento integral de alimentos, eletricista rural
*Fonte: Sindicato Rural de Candelária