Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Quatro equipes punidas na Copa Vero

Uma rodada marcada pelo futebox. Esta expressão, muito utilizada no início dos anos 90 para narrar fatos lamentáveis ocorridos no futebol de campo, voltou à tona na sétima rodada da Copa Verão/Madeireira Candelária de Futebol Sete 2009, disputada na tarde do último domingo, 1º. Em dois dos quatro confrontos disputados, houve confusão, briga generalizada e tentativa de agressão contra a arbitragem. A organização se reuniu com os dirigentes das nove equipes participantes na noite da última terça-feira, 3, no bar de Ilo Machado, onde foram definidas as punições e deliberadas algumas questões para o bom andamento da competição. 
Na partida válida pela categoria reservas entre Gaúcho x Severo, disputada em Linha Travessão, houve briga e tumulto generalizado entre atletas, dirigentes e torcedores das duas equipes. Segundo o relato da arbitragem em súmula, a confusão se iniciou quando os atletas Evandir, do Gaúcho, e Alan, do Severo, passaram a trocar tapas e empurrões após uma disputa de bola. Os jogadores, dirigentes e torcedores das duas equipes invadiram o campo e iniciaram uma briga generalizada, que durou aproximadamente cinco minutos. Diante do ocorrido e do relato de testemunhas, a organização puniu os atletas Junior, do Gaúcho, com três rodadas de suspensão; Evandir e Serginho, ambos do Gaúcho, Alan e Júlio, ambos do Severo, e o técnico Dari Fassbinder, do Gaúcho, todos com duas rodadas de suspensão; e o técnico Paulo Severo, do Severo, com uma rodada de suspensão. As duas equipes também foram punidas com a perda da caução.

PERDA DE PONTOS
– Outro confronto que registrou problemas foi o duelo entre Unidos do Cerro x Olarias, disputado na localidade de Sesmaria do Cerro. Segundo a súmula da partida disputada na categoria veteranos, o atleta Sorriso, da equipe do Olarias, teria tentado agredir a arbitragem. Diante do relato em súmula e do depoimento de testemunhas, a organização decidiu eliminar o atleta do certame, suspendendo o jogador por dois anos. Com  isso, a equipe do Olarias, de Vila Botucaraí, também acabou perdendo novamente a caução. Já na partida da categoria reservas entre as duas equipes aconteceu um problema envolvendo a inscrição de um jogador irregular. Segundo o relato da arbitragem, o atleta Hilário Rusch, do Unidos do Cerro, não estava relacionado em súmula. Como o Unidos foi o vencedor e tendo a súmula como prova, a organização decidiu punir  a equipe da Sesmaria com a perda dos três pontos da partida, declarando o Olarias como vencedor do referido confronto. A organização também definiu, juntamente com os dirigentes, que a agremiação que sofrer  a perda da caução por três vezes, estará eliminada do certame.

MUDANÇAS – Após a divulgação das punições, os dirigentes, em comum acordo, decidiram que a partir do returno, as partidas terão dois árbitros. Outra mudança definida em comum acordo entre os dirigentes é a inclusão por equipe de mais um atleta com mais de 30 anos na categoria veteranos. Estes novos jogadores inscritos já poderão estrear na próxima rodada, que será disputada no domingo, 8, e terá os seguintes jogos: Gaúcho x Dragões (Linha Travessão), Unidos do Cerro x Ponte Preta (Sesmaria do Cerro), Olarias x Vila Real (Vila Botucaraí) e Severo x Induma (Pinheiro). Os jogos têm início a partir das 14h30.