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25/08/2009 16:56
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A largada das raspadinhas

O primeiro dia mostrou que a campanha Nota Premiada vai conseguir motivar a comunidade. Muitas pessoas já procuraram ontem, a partir do início da tarde, os postos credenciados para trocar suas notas fiscais por raspadinhas. Até o final do expediente, foram distribuídas nos quatro pontos de troca (Prefeitura, Casa de Cultura, secretaria de Educação, secretaria de Saúde) aproximadamente 450 raspadinhas. E ontem mesmo foi conhecido o primeiro premiado. Acélio Schmidt recebeu uma raspadinha premiada de R$ 20,00. No total, a promoção prevê uma premiação total de R$ 25.500,00.
A realização da Prefeitura - desenvolvida através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural - foi lançada na manhã de ontem, durante solenidade na Casa de Cultura Marco Mallmann, que contou com a presença do prefeito Lauro Mainardi, vice Ênio Hübner, secretários municipais, diretores de escolas, dirigentes de entidades e profissionais de imprensa. Encerrados os pronunciamentos, os alunos da Escola Municipal Christiano Graeff, Wellington Rodrigues Hunger e Andrieli Rodrigues Nascimento, ambos de seis anos, receberam as primeiras duas raspadinhas da campanha, trocadas por 30 notas. Desde 2005, a escola está desenvolvendo atividades na área da educação fiscal. A participação de Wellington e Andrieli simbolizou o início de uma campanha que promete instituir uma verdadeira caça às notas fiscais, gerando, em conseqüência, benefícios para o município e toda a coletividade.

Estímulo ao exercício da cidadania - O secretário de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, foi o primeiro a se manifestar no lançamento da campanha. Lembrou que campanhas de educação tributária não são novidade, sendo promovidas em vários municípios com resultados animadores. A intenção é, conforme emendou, também iniciar uma caminhada nesta direção em Candelária e estabelecer um novo conceito entre comunidade e administração. Segundo o secretário, a campanha visa estimular o exercício da cidadania. “A nota fiscal é um dever de quem vende e um direito de quem compra”, observou. O vice-prefeito Ênio Hübner destacou as demais iniciativas do atual governo municipal voltadas para o aumento da arrecadação, esforço que está sendo recompensado pelo crescimento significativo do orçamento do município. Observou, ainda, que apenas Candelária e Encruzilhada do Sul tiveram um significativo aumento no índice de participação do ICMS para 2007 nos municípios do Vale do Rio Pardo do mesmo porte ou maiores.
Já o prefeito Lauro Mainardi salientou que a expectativa de bons serviços e melhorias da comunidade passa necessariamente por uma melhor arrecadação da Prefeitura. “Tem uns que cobram investimentos, mas não querem que se aumente a receita”, reclamou. O chefe do Executivo lembrou do endividamento do município no início da gestão. “Não tínhamos crédito nem para um prego”, enfatizou, ressaltando que hoje a credibilidade foi restabelecida. A educação tributária buscada pela campanha, conforme o prefeito, além de melhorar a arrecadação do município irá favorecer também o comércio local. Ao concluir, disse que a promoção da raspadinha é mais um passo para ajudar a alavancar o progresso de Candelária.

15 notas por uma raspadinha - A campanha Nota Premiada irá valorizar ainda mais as notas fiscais emitidas em Candelária. Cada 15 notinhas dão direito a uma raspadinha. Os prêmios, para quem tiver sorte, variam de R$ 10,00 a R$ 1.000,00. As notas recolhidas serão repassadas para a secretaria de Saúde e o Hospital Candelária, que também poderão incrementar sua participação em programa de âmbito estadual.