Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Obras na adutora da Corsan iniciam em at 30 dias

Assim que o diretor e o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinarem o contrato, deverá ser feita a publicação da ordem de serviço no Diário Oficial do Estado. A previsão é de isto demore até 15 dias. O prazo foi confirmado na quarta, 11, pelo assessor da Diretoria Operacional (DOP), João Batista Corim da Rosa. Procurado pela reportagem da Folha, ele afirmou que a empresa responsável pela obra terá até 30 dias para iniciar os trabalhos depois que for dada a autorização.  
Segundo ele, esta é a única pendência que precisa ser cumprida. A nova adutora terá uma extensão de 3.200 m e vai substituir a antiga. Conforme o gerente substituto da Corsan de Candelária, Marco Antônio Larger, o objetivo é ampliar a captação de água para a Estação de Tratamento (ETA). “A obra vai aumentar em 50% a capacidade de captar a água que precisa ser tratada”, garante. Ele acrescenta que a nova adutora terá 300 ml de diâmetro - 100 a mais do que a antiga. “Isto significa que, numa eventual falta de água, a Corsan estará com os reservatórios mais cheios porque a capacidade de captação é maior”, resume.
O investimento, orçado em R$ 300 mil, foi ocasionado pelo aumento da demanda. “O consumo aumentou e hoje não temos condições de atender os gastos como há 40 anos”, conclui. Atualmente, o consumo mensal de água no município ultrapassa a 82 milhões m³. Já a ETA fica em atividade por aproximadamente 17 horas e trata 49 litros de água por segundo. 

ROTEIRO - A extensão da nova adutora tem como ponto de partida a ETA, na Rua Sete de Setembro. Segue no sentido do Clube Rio Branco, dobra na Rua Julho de Castilhos e vai até a Rua Dr. Middendorf, nas proximidades da antiga Schmidt Calçados, retorna pela Pereira Rego e prossegue até a Prainha, onde é feita a captação de água. Os recursos investidos na construção da adutora são da própria Corsan.