Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A invaso dos coelhos

O colorido dos enfeites de Páscoa poderá ser visto numa extensão de mais de três quilômetros neste ano. A decoração começou a ser instalada na manhã de ontem, 16, na Avenida Júlio de Castilhos (do Rincão até o colégio Lepage), na Avenida Pereira Rego e na Praça Alberto Blanchard da Silveira. A colocação do material, confeccionado por uma equipe de voluntários, deve ser concluída até esta quinta-feira.
Conforme a primeira-dama, Jussara Mainardi, a decoração começou a ser elaborada logo depois do Natal. Segundo ela, foram três turnos de muito trabalho. “Contamos com a ajuda de voluntários do gabinete, das secretarias de Obras e Cultura, de pessoas da Melhor Idade e de detentos do Presídio Estadual de Candelária”, conta. De acordo com ela, a contribuição destas pessoas promoveu a grandiosidade que o projeto precisava. “Estes voluntários têm vontade de mostrar que são produtivos e competentes; a dedicação deles foi extrema”, afirma.
Em entrevista à Folha, Jussara destacou que a “Páscoa Criativa” deste ano também contou com o apoio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), que fez a doação de R$ 2 mil para a compra de tecidos utilizados na confecção dos coelhos, e da Santa Cruz Rodovias, que cedeu as tintas para pintura dos enfeites. A primeira-dama acrescenta que a atividade se soma à tradição religiosa e com as celebrações da Semana Santa que ocorrem no Cerro Botucaraí.
A decoração das ruas e avenidas integra a primeira etapa do projeto. A segunda consiste na visitação à “toca do coelho”, que fica junto à praça Alberto Blanchard da Silveira, onde as crianças da cidade e do interior poderão visitar o coelho e receber chocolates, pirulitos e balas. A secretaria de Educação está organizando a visitação dos alunos de 1ª a 4ª séries da rede municipal de ensino para receber doces do coelho, passear no dindinho e ver a decoração das ruas. A previsão é de que duas mil crianças participem destas atividades.
Na última etapa, considerada o ponto máximo da programação de Páscoa, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultural organiza a tradicional encenação da Paixão de Cristo e a Romaria ao Cerro Botucaraí. As atividades acontecem no próximo dia 10 de abril e devem contar com a participação de milhares de fiéis de todo Estado, que sobem ao Cerro para rezar e agradecer às graças alcançadas. Depois da encenação, haverá uma celebração a cargo da Igreja Católica.

REFERÊNCIA - Na avaliação de Jussara, a decoração de Páscoa de Candelária não perde para a de cidades como Gramado. Quem visitar o município nos próximos dias ficará impressionado com o colorido de coelhos, ovos, carrinhos e quadros decorativos. Grande parte do material foi reaproveitada da decoração de Natal. O diferencial está na tonalidade dos enfeites que ganharam colorido especial.