Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Vitamina para a agricultura familiar

Os equipamentos do projeto Fortalecimento das Redes de Referência na Agricultura Familiar, também conhecido como “Vitamina”, chegaram a Candelária ontem, 16. O projeto tem por foco o desenvolvimento da Metade Sul do Estado e compreende um total de 104 municípios. Serão repassados tratores agrícolas, ordenhadeiras, resfriadores, cercas elétricas e microcomputadores para sete municípios do Vale do Rio Pardo. São eles: Passo do Sobrado, Encruzilhada do Sul, Vale Verde, Pantano Grande, Rio Pardo, Candelária e General Câmara.
A Prefeitura de Passo do Sobrado foi o ponto de entrega dos materiais e maquinário do projeto. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Candelária, Orlando Kochenborger, a principal proposta deste projeto consiste, além de repassar equipamentos, na prestação de cursos e atendimento técnico para produções de fruticultura e leite.
Em Candelária, a família beneficiada é a de Gabriel Porto, que fica na localidade da Picada Escura. Os critérios para a escolha desta família foram estabelecidos pelas equipes do governo estadual responsáveis pelo projeto. Outras instituições participam na organização do projeto, como o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para auxiliar no acesso às novas tecnologias, conhecimentos e recursos aos agricultores. O valor liberado para o projeto ultrapassa os R$ 300 mil, provenientes do Ministério da Integração. A iniciativa também prevê uma contrapartida rateada entre os sete municípios da área de abrangência. Em Candelária, o valor da contrapartida destinado foi de R$ 2.652,64.