Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Auto-hemoterapia

Dias atrás, falando com minha mãe pelo telefone, ouvi suas queixas a respeito de fortes dores no pé. Ela então comentou que já havia comprado uma seringa e estava pronta para ir até o hospital para realizar a tal “auto-hemoterapia” – para quem não sabe ou não está lembrado, consiste em retirar o próprio sangue e reaplicá-lo em um músculo. Os defensores da prática afirmam que o sangue colocado no músculo seria recebido como um corpo estranho e com isso o organismo aumentaria a produção das células de defesa, combatendo enfermidades.
Dizem que há cidades onde um DVD caseiro, com imagens de um clínico geral explicando e motivando a auto-hemoterapia, está vendendo mais do que chopp na Oktoberfest.
Agora, a questão é saber se funciona ou não funciona. Particularmente, tenho a tendência de seguir as orientações dos profissionais da área que, neste caso, desaconselham a prática. Mas eu não sou habilitado para comentar o caso. Por isso, apenas quero usar o assunto para comentar uma expressão bíblica que diz que somos “purificados pelo sangue”.
A expressão “purificados pelo sangue” causa estranheza porque o sangue não limpa, na verdade o sangue mancha, o sangue suja. Apesar da estranheza inicial, temos que reconhecer que poucos exemplos são tão claros como este, pois a medicina atual tem mostrado, através dos estudos da fisiologia, que o sangue é algo incrivelmente purificador. A ação incessante dos glóbulos vermelhos sustenta a vida retirando as sujeiras que poderiam interferir negativamente. Logo, o sangue purifica o nosso corpo.
Tem muita gente que ao ver sangue acaba desmaiando. O Dr. Paul Brand, apesar de ser médico, era uma dessas pessoas. Fiquei muito curioso em saber como um sujeito que não podia ver sangue agora atua como médico. Diz ele que uma experiência mudara completamente a sua visão negativa do sangue. Estava em um pronto-socorro quando trouxeram uma jovem que perdera muito sangue. Todos os que a viram jurariam que ela estava morta. Porém, com agilidade, os profissionais começaram uma transfusão. Bastou receber um pouco de sangue para que começasse a dar sinais de vida, enchendo de brilho os olhos dos médicos e enfermeiras que a atendiam. Era como uma ressurreição: alguém que estava morto e que recebeu vida, vida contida no sangue. Diz o Dr Paul Brand que a partir daquele dia já não via no sangue um símbolo de morte, mas sim, um símbolo de vida!
A Bíblia nos diz que Cristo derramou o seu sangue para a nossa salvação! É como uma doação! Doação de vida! Assim, compreende-se melhor a própria comunhão (Santa Ceia) onde ouvimos as palavras: “isto é o sangue de Cristo”.
Teologicamente, não há sentido em procurar no nosso próprio sangue a salvação. Espiritualmente a auto-hemoterapia não funciona, pois a Bíblia diz que salvação não vem de nós, é dom de Deus (Ef 2.8). A salvação está no sangue de Cristo. Esta salvação acontece mediante a fé. O indivíduo que não crê na obra de Cristo é como aquele que se nega a receber a transfusão. Para ele não há salvação! O sangue está a disposição de todos, mas por causa da incredulidade poucos recebem esta transfusão.
Minha mãe tinha dúvidas se esta tal “auto-hemoterapia” funcionava. Contudo, espiritualmente ela tem uma certeza: o sangue de Cristo nos purifica, nos limpa de todo pecado (1 Jo 1.7) e nos garante vida abundante no aquém e no além. Eu também creio nisso!

Pastor Ismar Lambrecht Pinz