Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Crdito especial para a compra do fumo

Outra boa notícia ao setor fumageiro vem por conta da da liberação do governo federal de crédito às empresas para financiar a compra da produção. A partir da próxima segunda-feira, 30, o Banco do Brasil começa a repassar recursos que podem chegar a R$ 2 bilhões. O anúncio da concessão de crédito foi recebida com alívio pelos produtores e indústrias do setor, que por falta de verba estão enfrentando problemas na comercialização da safra.
A liberação dos recursos é fruto do empenho de lideranças políticas e empresariais da região produtora no RS, que se mobilizaram em Brasília para buscar apoio da União. “Esta notícia representa um alento à cadeia produtiva, beneficiando não apenas o setor fumageiro, mas toda a economia do Estado”, frisou o líder do PP na Assembléia Legislativa, deputado Adolfo Brito, um dos líderes do movimento em busca de recursos, ao lado do deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS).
No início de março, uma comitiva gaúcha solicitou a abertura de crédito especial ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e ao vice-presidente da área de Agronegócios do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes. Em Brasília, os líderes políticos e empresariais fizeram um relato da situação atual da fumicultura no Estado e pediram apoio para evitar prejuízos econômicos e sociais a toda a cadeia produtiva. “Com a retomada da compra, as empresas poderão aumentar a contratação de safreiros nas empresas e gerar mais emprego nas regiões de produção”, acrescenta Brito.
Conforme ele, o valor que cada empresa terá direito dependerá da capacidade individual de crédito. “Para isso, é imprescindível que sejam entregues toda a documentação exigida pela instituição financeira”, explica. Os repasses deverão ser feitos de acordo com o ritmo de entrega da safra, que estava menor por causa da falta de recursos para pagamento. Estimativas apontam que até agora 20% do tabaco foi comercializado.
Além de Brito e Moraes, representantes da região produtora de fumo no Estado, participaram de audiências em Brasília o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), senador Sérgio Zambiasi (PTB), o líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT), parlamentares federais Luís Carlos Heinze (PP), Cláudio Diaz (PSDB), Luís Carlos Busatto (PTB), Mendes Ribeiro Filho (PMDB), prefeito de São Jerônimo, Marcelo Luiz Schreinert (PP), além de vereadores de Venâncio Aires e Rio Pardo.