Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Fsseis de Candelria em documentrio

A equipe formada pelos professores César Schultz e Marina Bento Soares, da Ufrgs; o pesquisador Alex Kellner, do Museu Nacional; e a comentarista Lara Velho, da produtora Terra Brasilis esteve em Candelária na terça, 14. O grupo foi recebido por Carlos Rodrigues e Belarmino Steffanello, que integram o setor paleontológico do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues. A visita, que faz parte da pré-produção do comentário, se estendeu a outras cidades da Rota Paleontológica, como Santa Cruz, Venâncio, da região da Quarta Colônia, Santa Maria, São Pedro e Mata.
Em entrevista à Folha a proprietária da produtora Terra Brasilis, responsável pelo comentário, disse que o objetivo é mostrar as riquezas do período Triássico, do qual haveria registros apenas na região Sul. Segundo ela, depois de fazer o conhecimento de cada uma das regiões que serão incluídas nas gravações é que será lançado o projeto a fim de captar recursos para patrocinar o documentário. "A idéia é de expor esse trabalho também no exterior para mostrar o potencial desta região", afirma. "Ainda estamos organizando a expedição para reconhecer a área e ter a noção do que poderá ser mostrado", acrescenta. 
O local visitado pelo grupo em Candelária foi a Sanga Menezes, na região do Bom Retiro, onde também foram encontrados inúmeros fósseis de Dicinodonte, um dos herbívoros mais antigos da história. O material foi recolhido e ficará sob a responsabilidade do Museu Municipal, onde deverá ser exposto.