Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Informtica em seis escolas do interior

Os alunos da Octacílio Pessoa de Oliveira, do Capão do Valo, são os mais novos beneficiados pelo programa de inclusão digital da secretaria de Educação de Candelária. O centro de informática do educandário foi inaugurado neste ano com o objetivo de levar tecnologia e conhecimento aos estudantes. O serviço deverá ser oferecido assim que a prefeitura contratar novos monitores através do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). A previsão inicial era de que isso ocorresse em abril.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, enquanto isso não ocorre os demais centros tecnológicos também seguem sem atividade. Ao todo, Candelária possui seis laboratórios no interior, um na cidade (junto à secretaria de Educação) e mais um Infomóvel (ônibus adaptado com computadores) itinerante. O primeiro deles foi instalado ainda em 2003, na escola São Paulo, da Linha do Rio, com auxílio da Alliance One. “Os demais também foram instalados em parceria com fumageiras, bancos e o governo federal através do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação). A prefeitura sempre contribuiu no oferecimento da estrutura necessária para que o serviço pudesse ser oferecido no município”, diz a secretária.
Ela explica que os centros têm, em média, 10 máquinas. Entretanto, nem todos estão com acesso à internet no momento. “Apenas a La Salle e a Adão Jaime possuem porque estão pagando a mensalidade; e a Christiano Graeff que ganhou do Proinfo”, afirma. “As demais terão que aguardar até que a prefeitura obtenha um sinal próprio de internet com a instalação de uma antena”, completa. Na avaliação da secretária, Candelária se destaca nesta área, tendo em vista que são poucos os municípios que têm esta quantidade de centros de informática no interior.

HORÁRIO - Assim que a prefeitura contratar os monitores através do CIEE os centros funcionarão no horário das aulas. No da cidade, que recebeu computadores novos e mais modernos, o atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Nos centros do interior há disponibilidade de a comunidade igualmente utilizar os computadores, desde que haja agendamento prévio. Já o Infomóvel, também equipado com 10 máquinas, será acessado pelos alunos de 25 escolas multisseriadas do interior. “O objetivo é levar o conhecimento àqueles que ainda não disponibilizam dos centros”, finaliza.

Onde tem
Escola São Paulo, Linha do Rio
Escola Adão Jaime Porto, Picada Escura
Octacílio Pessoa de Oliveira, Capão do Valo
Percílio Joaquim da Silveira, Vila Fátima 
São João Batista de La Salle, Vila Marilene
Christiano Afonso Graeff, bairro Ewaldo Prass
Na cidade, junto à secretaria de Educação