Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mobilizao para prevenir abusos contra os menores

Os caminhoneiros que trafegaram pela RSC 287 na tarde de ontem, 18, foram alertados sobre a importância de combater a exploração sexual e a violência contra crianças e adolescentes. O trabalho iniciou por volta das 16h, próximo ao Restaurante Lago Azul, quando a frente de trabalho do Serviço Sentinela, desenvolvido através da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, entregou folders e materiais de conscientização. A atividade reuniu parceiros da Saúde, Cultura, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Presídio. Por durante uma hora foram abordados 120 motoristas.
Conforme a coordenadora do Serviço Sentinela, Eliana Reolon Gelain, o objetivo é chamar atenção da sociedade para o tema e acabar com a impunidade dos agressores. Esta, de acordo com ela, foi a primeira atividade do ano, iniciada justamente no Dia Nacional de Combate e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A “Parada dos Caminhoneiros” na RSC 287 se justifica pela necessidade de conscientizar um público que transite em toda região. “Eles trafegam por várias cidades e vão para outros estados do país recebendo, muitas vezes, pedidos de carona de crianças e adolescentes. Queremos alertá-los sobre a responsabilidade que eles têm de evitar a exploração dos menores e de que não podem ser coniventes com este tipo de crime”, explica. “Eles devem refletir sobre a oferta de exploração e impedir que as crianças fujam de suas cidades ao pegar carona”, acrescenta. “Se a preocupação fosse única à população de Candelária faríamos no centro da cidade”, conclui.
Durante o ano, a equipe do Sentinela pretende mobilizar de modo semelhante os taxistas, donos de restaurantes, bares, hotéis, motéis e postos de gasolina. As campanhas de prevenção são desenvolvidas desde 2006 e, a cada ano, são trabalhados temas específicos para mobilizar a comunidade. O que se busca é alertar e orientar os menores e suas famílias, reforçando a necessidade de denunciar fatos que ocorram de forma ilegal. O Serviço Sentinela é um conjunto articulado de ações de assistência social, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência, bem como de seus familiares, visando à prevenção e à proteção.

VIOLÊNCIA - São considerados como tipos de violência contra crianças e adolescentes casos de abuso sexual, exploração sexual comercial, turismo sexual, pornografia infantil, pedofilia e o trabalho infantil doméstico.