Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mobilizao do Dia do Desafio soma quase oito mil em Candelria

Candelária 27,01% x Melchor Ocampo 30,68%. Este é o resultado do Dia do Desafio 2009, de acordo com o Sesc (Serviço Social do Comércio), responsável pela organização da atividade no Brasil. Em números representa a participação de 7.953 candelarienses contra 11.570 mexicanos. Apesar de o município ter mobilizado um grupo maior de pessoas - 1.738 a mais do que em 2008, o resultado foi insuficiente para reverter o desempenho anterior, o que ocasionou a segunda derrota consecutiva na competição.
Independente do resultado, os organizadores do evento em Candelária cumpriram o objetivo do confronto e tiraram as pessoas da inatividade por no mínimo 15 minutos. Desde o início da manhã, quatro monitores mobilizaram trabalhadores do comércio, com a prática de exercícios na Avenida Pereira Rego, e das fábricas, com a realização de ginástica laboral. De acordo com o coordenador do evento, Erian dos Santos, a primeira atividade ocorreu às 6h45 com a realização de ginástica laboral na secretaria municipal de Obras. No coreto da Praça Alberto Blanchardt da Silveira também foi montado um QG para realização de atividades. Os alunos da escola Guia Lopes foram os primeiros a se exercitar em frente ao local. No centro, os organizadores fecharam as quadras e chamaram os trabalhadores para se movimentarem.
As atividades também se estenderam às casas de repouso, que foram visitadas pelo tocador de gaita Oscar Gewehr. No ano passado ele participou do Dia do Desafio e desenvolveu trabalho semelhante, motivo pelo qual recebeu o troféu de destaque da atividade. Em algumas escolas foram desenvolvidas tarefas divertidas. Na São Paulo, da Linha do Rio, por exemplo, em torno de 280 pessoas tiveram como missão puxar o ônibus que faz o transporte escolar. Em entrevista à Folha, a diretora Vitória Bringmann explicou que os participantes foram divididos em grupos de alunos e de professores. "Quando chegou a vez dos professores e dos funcionários puxarem, a corda arrebentou e todos caíram em efeito dominó. Foi muito engraçado", contou aos risos. Em outros educandários, no entanto, foi feito o plantio de árvores. A última atividade registrada foi a ginástica laboral desenvolvida no Posto de Saúde Central às 17h. 

AGRADECIMENTOS - O coordenador do Dia do Desafio em Candelária, Erian dos Santos, fez um agradecimento a todas as pessoas que participaram das atividades. De forma especial, citou a colaboração dos monitores Pauline Kaercher, Monique Pacheco, Carla Wernz e Rodolfo Wernz - todos acadêmicos de Educação Física. Já o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, fez uma avaliação bastante positiva sobre a participação de Candelária no Dia do Desafio. Observou que a mobilização de quase oito mil pessoas deve ser comemorada, levando-se em conta que a maior parte da população mora no interior, contingente humano mais difícil de atingir. O secretário salienta ainda que a participação local divulgada é real, sem nenhuma "maquiagem", algo que nem sempre acontece com as cidades participantes. Destacou, ainda, o fato da mobilização de 2009 ter sido superior à registrada nos dois últimos anos. “O que vale mesmo é aderir a uma promoção que visa conscientizar para a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida”, enfatizou. Mallmann fez questão ainda de elogiar e valorizar o empenho da coordenação e de toda a equipe que trabalhou no esforço de mobilização de mais um Dia do Desafio em Candelária.