Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prefeitos querem a concluso da 481

Uma reunião em maio deste ano entre os prefeitos que compõem a AMCSERRA trouxe a discussão de uma antiga reivindicação por parte dos municípios que integram a associação. Trata-se da obra asfáltica ligando Cerro Branco a Sobradinho, a rodovia estadual RS 481.
O assunto voltou a ser pauta esta semana, quando os 11 prefeitos acompanhados dos deputados Adolfo Brito (PP), Paulo Azeredo (PDT), Coffy Rodrigues (PMDB) e Edson Brum (PSDB) conseguiram espaço durante o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDE/RS) realizado na quinta-feira, 18, pela manhã, na sede da Assembléia Legislativa do Estado.
Segundo o prefeito de Cerro Branco, Bruno Luciano Radtke, a oportunidade foi assegurada pelo presidente do Corede/RS, Paulo Afonso Frizzo, e foi igualmente defendida pelo presidente do Conselho/Jacuí Centro, Theonas Baumhardt. Em suas explicações o prefeito cerro-branquense argumentou tratar-se de uma obra reivindicada a décadas e que traria uma série de benefícios, principalmente aos municípios do celeiros centro e serra que necessitam escoar sua produção agrícola. “Hoje o único meio de fazer isso é pela RS 400 que infelizmente vem apresentando problemas e poucas condições de trafegabilidade, especialmente na época forte da saída da safra. Com este trecho asfaltado (pelo traçado existente) a produção chegaria com maior facilidade até o porto de Cachoeira do Sul, sem falar que a obra aceleraria o processo de desenvolvimento dos municípios”, explica Radtke. 
Os deputados citados e que inclusive acompanharam a comitiva nesta reivindicação, assinaram um termo comprometendo-se em destinar uma emenda no valor de R$ 400mil no Orçamento do Estado para 2010 para que o projeto técnico - incluindo todas as obras necessárias, como construção de pontes e galerias de escoamento de água, etc -  seja licitado.
“Dando este passo, que é ter o projeto aprovado, lutar pela execução da obra em si de asfaltamento será menos crucial, já que até o momento nada se tinha de concreto. Vamos ser uma “pedra no sapato” do Governo Estadual para que esta solicitação seja de fato aprovada. Nossos objetivos são comuns independente da cor partidária que defendemos, e é isso que conta nesta hora que buscamos na parceira progresso para nossas cidades”, finalizou Radtke.