Logo Folha de Candelária
Geral 16/12/2021 15:36
Por: Redação

Presidente do Comude avalia Processo de Participação Popular

Encerrou na quarta, 15, o processo de votação da edição deste ano da Consulta Popular. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Candelária (Comude), Albino Gewehr, esta edição se se caracterizou por ser a mais burocrática até o momento. Isso se deveu à exigência do preenchimento de um cadastro por parte do eleitor, o que acabou diminuindo grandemente o número de votantes. A noção dessa diminuição se percebe através dos números finais: há quatro anos atrás, foram contabilizados 4.300 votos, e no ano passado, 1.300. Em contraposição, em 2021 o total de votos não passou de 700.

Um dos fatores positivos do processo foram os pontos de votação distribuídos em diversas partes da cidade, o que permitiu que, antes do dia 30, já havia sido atingido o número mínimo de votos, equivalente a 2% da população de Candelária. De acordo com Gewehr, as três demandas mais votadas (sinalização turística, apoio à produção de mel e apoio a agricultores com adubação orgânica) serão os mais bem votados da região. Mesmo assim, conforme Gewehr, o governo do Estado precisa trabalhar no sentido de facilitar o processo de Participação Popular, e não o contrário, como foi este ano.

O presidente do Comude reitera seu agradecimento a pessoas e entidades que se mobilizaram para a edição, sendo que o principal ponto de votação foi o Sicredi. Nesse sentido, faz questão de agradecer o empenho de Elaine Lopes, que, segundo consenso, deverá ser a próxima presidente do Comude, faltando para isso apenas a realização da assembleia geral.