Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Esforo em favor da igualdade

Uma cerimônia realizada na manhã de ontem, 6, e que praticamente lotou as dependências da Casa de Cultura Marco Mallmann, marcou de forma oficial o lançamento da Semana Emancipar, idealizada pela secretaria de Assistência Social e Habitação de Candelária com o apoio do gabinete da primeira-dama e entidades parceiras. O evento, que iniciou com a mostra de trabalhos realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, incluiu pronunciamento de autoridades, apresentação de capoeira e a divulgação das outras atividades que a secretaria coordena, as quais serão realizadas durante este mês.
A Semana Emancipar foi elaborada com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Assistência Social e gabinete da primeira-dama à comunidade. Estes órgãos trabalham diariamente com o intuito de combater as desigualdades sociais, as injustiças e o desamparo das famílias. Foi desta forma que iniciou o pronunciamento da secretária Leandra Sartori. Segundo ela, foram diagnosticadas as razões que geram a exclusão em cada comunidade e, junto a líderes locais, foram projetadas soluções para mudar esta realidade. “Diminuir as desigualdades e melhorar as condições de vida da nossa gente de Candelária é o grande desafio ético do nosso tempo”, destacou. “Pessoas nascem para viver em liberdade, fazer escolhas que conduzam à autorrealização pessoal e à segurança de uma condição digna de vida. A desigualdade destrói a liberdade”, complementou.
A primeira-dama Jussara Mainardi agradeceu a todas as entidades parceiras no projeto, que busca a inclusão social e a diminuição das diferenças. “Estamos fazendo uma operação ‘formiguinha”, mas abrindo caminhos para que as futuras gerações possam andar a passos largos, por isso, este dia é muito produtivo para todos nós”, declarou.
O vice-prefeito Rui Leopoldo Beise justificou a ausência do prefeito Lauro Mainardi, que encontrava-se com o secretário Jorge Mallmann em Porto Alegre tratando de assuntos referentes à Expocande. Lembrou da constituição federal, que reza que é do poder público e da sociedade a responsabilidade sobre as pessoas em risco de vulnerabilidade social. Neste sentido, disse que ouviu elogios do diretor do Senai, em Porto Alegre, e de um dos diretores da Caixa RS, sobre o trabalho que vem sendo realizado no município, como a inclusão social e o embelezamento da cidade. Lembrou que estas ações estão diretamente ligadas à secretaria de Assistência Social e ao gabinete da primeira-dama, que contam com voluntários e pessoas qualificadas dando o suporte para este reconhecido trabalho. Por fim, deu por aberta a Semana Emancipar no município.

Show de capoeira emocionou
Entre os tantos trabalhos realizados pela secretaria de Assistência Social e Habitação, um chama-se projeto Acreditar e inclui os alunos do Centro Social Amigo da Criança. Periodicamente, eles participam de aulas de capoeira, sob o comando do professor Tião. Dentre as características mais importantes do projeto da capoeira, destacam-se a liberdade de criação, a estrita obediência aos rituais, a preservação das tradições, o culto dos antepassados e o respeito aos “mais velhos” como base para integração comunitária. O show dos alunos arrancou aplausos de todas as pessoas e lágrimas das que estão inseridas diretamente no projeto, pois acima de tudo é preciso acreditar que passa pela boa formação de nossas crianças o futuro mais digno dos adultos de amanhã.