Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Vereadores mirins so empossados

Quem acompanhou a sessão da Câmara de segunda, 6, percebeu que os trabalhos foram desenvolvidos por um número maior de vereadores. Conforme a assessoria de imprensa do Legislativo, os novos aspirantes à política também formaram uma mesa diretora, que foi composta por Karen Goulart, da escola Percílio da Silveira (presidente); Bruna Furtado, da escola Penedo (vice-presidente); e Ruander Alves, da escola São Paulo (secretário).
Já os demais participaram de um sorteio para identificar qual vereador acompanhariam durante as reuniões. A definição é a seguinte: Diéverson dos Santos (escola Adão Jaime Porto) auxiliará a vereadora Cristina Rohde (PSDB); Daniel dos Santos (La Salle) - Cristiano Cunha (PMDB); Melissa Paranhos (Guia Lopes) - Cristiano Becker (PMDB); Diulia Kochenborger (Lepage) - vereador Rui Porto (PP); Bruna Iserhardt (Medianeira) - Flamarion Galeto (PSDB) e Alexandre Cunha (Christiano Graeff) - vereador Cláudio Gehres (PP).
Os vereadores mirins ocuparam a tribuna durante o Pequeno Expediente e aproveitaram o espaço para encaminhar pedidos, sugestões e projetos relevantes à comunidade. A resolução Câmara Jovem, idealizada pelo vereador Alan Wagner (PMDB) foi elogiada por unanimidade na Casa. A postura adotada pelos alunos durante os pronunciamentos igualmente foi destacada. A reportagem da Folha resumiu alguns tópicos apresentados por eles. A resolução Câmara Jovem tem o objetivo de aproximar a juventude da política. Para tanto, buscará despertar o interesse de alu-nos como estes em oportunidades  que propiciem o conhecimento prático das ações do Legislativo.

As proposições dos jovens

Karen Goulart, representante da escola Percílio da Silveira – Pediu atenção especial para que a secretaria de Obras fizesse a abertura de valetas na estrada da Rebentona. O trabalho evitaria o acúmulo de água e beneficiaria cinco estudantes que ali aguardam o transporte escolar.

Ruander Alves, representante da escola São Paulo – Solicitou que a secretaria de Obras verificasse a situação de um esgoto a céu aberto, próximo à horta da escola para evitar a possível contaminação dos alunos. Também requereu que se estudasse a possibilidade de construir uma passarela, naquele educandário, para facilitar a passagem dos alunos até o ginásio.

Bruna Furtado, representante da escola Penedo – Apresentou o projeto ambiental Curupira, que resumidamente prevê a proteção da nascente do arroio Laranjeira e busca esclarecer os moradores das margens sobre a importância da mata ciliar, da preservação da água, da fauna e da flora, além da necessidade de construção de fossas sépticas. Neste sentido, sugeriu que fosse estabelecida na Lei Orgânica Municipal a obrigatoriedade da construção de fossas sépticas e a preservação da flora às margens de arroios do município.

Bruna Iserhardt, representante do colégio Medianeira – Requereu que a Brigada Militar enviasse um guarda de trânsito no horário de término das aulas, às 17h30, até o colégio Medianeira, para monitorar o tráfego de veículos naquelas imediações.

Melissa Paranhos, representante da escola Guia Lopes – Igualmente demonstrou preocupação com a segurança dos alunos ao ingressar ou sair da escola. Por este motivo, solicitou que o comandante da Brigada Militar, capitão Rodrigo Sartori, deslocasse até o colégio um policial militar, no horário de início e de término das aulas, à noite, a exemplo do que vem sendo feito nos demais turnos.

Diulia Kochenborger, representante do colégio Lepage – Relatou o projeto que o educandário possui para tentar implantar um curso técnico profissionalizante em agronegócios. Neste sentido, ressaltou que a escola possui estrutura adequada para receber a capacitação, assim como características agrícolas, e que o município depende da agricultura.

Alexandre da Cunha, representante da escola Christiano Graeff – Apresentou projeto para construção de um centro de tratamento de dependentes químicos no município. Justificou o pedido ao lembrar que a unidade localizada junto ao Hospital Candelária dispõe de pouca capacidade física. Ele destacou que o serviço poderá auxiliar os jovens e permitir que eles saiam do vício. 

Daniel dos Santos, representante da escola La Salle – Também destacou o projeto que possui para o bairro Marilene e fez inúmeros pedidos. Entre eles: o plantio de novas árvores ou flores, a construção de coberturas nas paradas de ônibus, a melhoria da iluminação pública nos pontos críticos, o recolhimento de lixo em mais um dia da semana, cobertura da quadra da escola La Salle e construção de um campo de Futebol Sete. Além disso, solicitou que a secretaria de Saúde liberasse mais fichas para atendimento da população.

Diéverson dos Santos
, representante da escola Adão Jaime Porto – Falou sobre as condições das estradas, especialmente a da localidade da Sanga Funda. Cobrou atenção para esta situação, assim como para o desentupimento de bueiros e para o conserto de uma ponte que dá acesso à localidade da Sesmaria do Cerro.